Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

segunda-feira, dezembro 06, 2004

Uma ameaça ao jornalismo

Trata-se de um novo fenómeno, mas inspirado em práticas e ambições antigas: existem cada vez mais entidades que fornecem aos jornalistas já não os clássicos "press releases" mas "produto final" noticioso! É o caso dos excertos de entrevistas enviados às redacções.
Aproveitando o desenvolvimento tecnológico, os assessores das instituições fazem chegar por correio electrónico entrevistas que eles próprios fazem. É perverso, não?
Aproveitando algum comodismo e muita falta de meios nas redacções, sobretudo da comunicação social local, as instituições em causa conseguem autênticos tempos de antena, com sons higienicamente seguros (promocionais ou simplesmente neutros).
Veja-se a "sala de imprensa" do "site" do Sporting de Braga...
Também é muito interessante a proposta da Central de Informação, designada por "Repórter Virtual"...

(PS - penso que esta será uma preocupação para um novo conselho deontológico do Sindicato dos Jornalistas; denunciar já é meio caminho andado...)
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

A metamorfose de A Capital (14)

A manchete de hoje:
"Pinto da Costa indiciado por corrupção em jogo do Benfica"
Em antetítulo uma formulação no mínimo caricata:
"Segundo vários testemunhos, a revelação foi feita ontem por Pôncio Monteiro"
Em pós-título:
"O árbitro foi Augusto Duarte, e o Benfica perdeu com o Nacional da Madeira por 3-2. Na inauguração da casa do FC Porto de Alfândega da Fé, Pôncio Monteiro terá comentado com alguns sócios e simpatizantes a situação de Pinto da Costa. Entre todas as confissões, destaque para a suposta interferência no resultado de um jogo com o Benfica"
No lead da pág. 27:
"Segundo vários testemunhos, a revelação foi alegadamente feita ontem por Pôncio Monteiro, após a inauguração da casa do FC Porto de Alfândega da Fé. O antigo dirigente do FCP, em declarações a A Capital, desmente ter dito algo do género porque não é «conhecedor de nada do que se passou no tribunal»".

(Não pode valer tudo para conseguir uma manchete diferente da concorrência; em toda a notícia o único testemunho directo é do próprio Pôncio Monteiro, a desmentir - facto, já agora, não referenciado na primeira página. Porque não dava jeito? Chama-se a isso sensacionalismo...; e o alegadamente da pág. 27 que não aparece na primeira página... também não dava jeito?)

Os restantes textos aqui.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Quando os jornalistas são enganados

Lê-se:
"Com as inovações introduzidas pela nova lei de adopção, os candidatos deixaram de ter de esperar três a cinco anos para receberem a confirmação de que estão aptos a poderem adoptar uma criança", acrescentou Luis Villas-Boas.
Das duas uma:
- ou LV-B não disse isto, mas sim que os candidatos já não precisam de esperar três a cinco anos para poderem adoptar* e, nesse caso, foi o jornalista que se baralhou;
- ou disse e enganou o jornalista e os leitores (nesse caso, o jornalista deveria ter clarificado a situação);

* uma coisa é esperar pela confirmação de que estão aptos a adoptar (que, por exemplo, no meu caso demorou oito meses), outra bem diferente é esperar para receber a criança adoptada, que pode demorar cinco anos...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.