Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

quarta-feira, abril 19, 2006

Informação por meios desleais

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Audiências e vendas

A rádio é um bom exemplo de como os estudos de audiência, baseados em métodos «analógicos» (entrevistas telefónicas) se mostram ultrapassados - na televisão, a audimetria resolve muitos dos problemas.
Na imprensa dá-se um caso no mínimo curioso: há uma leitura que se deve considerar fiável, feita pela Associação de Controlo de Tiragens, e depois um estudo de audiências, feito pela Marktest (que, imagino, seja considerado pelas agências de publicidade).
Há uma máxima nesta coisa da medição da opinião pública que diz que dois estudos, feitos de forma diferente, podem dar resultados diferentes - e é o que acontece: o jornal que mais vende, o CdM, tem menos 200 mil leitores do que o segundo, o JN?
No mínimo, confuso!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.