Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

domingo, fevereiro 27, 2005

"Poderoso, belo e comovente"

(Adelino Gomes, no Público de hoje)

PS - peço desculpa se a ligação não permitir ouvir. No meu computador não consigo, mas pode ser problema meu!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

O Expresso

O Expresso já foi o jornal mais importante de Portugal. Hoje, provavelmente, já não o será.
Para mim, contudo, é leitura obrigatória - só não sei se o faço apenas por deformação obrigatória ou porque ainda ache que vale a pena.
Do Expresso desta semana, aqui ficam quatro reflexões que me parecem justificar uma leitura:
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Exp 1 - Uma semana a trabalhar para isto?

MANCHETE DO EXPRESSO DE SÁBADO:
"Vitorino e Costa no Governo
(...) O EXPRESSO apurou que Vitorino é considerado um elemento fundamental no Governo de Sócrates, apesar de não estar definida em absoluto a tutela que lhe caberá. O facto de o ex-comissário europeu ter coordenado o programa de Governo (e, sobretudo, as várias recusas a convites anteriores) reforça a convicção de que, desta vez, aceitará o convite do líder do partido
".
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Exp2 - Sinergias perigosas

A edição de sábado terá entrado para a história do jornalismo português - pelo menos quando se estudarem as diferentes sinergias de grupo e os diversos impactos em cada um dos produtos irmãos...
E digo terá entrado porque pela primeira vez (?) um jornal publicou um desmentido de outro (como notícia e não como publicidade)!
O insólito acontece na primeira página do caderno de Economia, com uma carta da revista Exame (do universo de empresas de Pinto Balsemão). Aconselho a leitura, pelo inesperado, mas aqui fica o início:
"A «Exame» e Teixeira Pinto (título)
A Revista «Exame» publicou esta semana um comunicado, que reproduzimos na íntegra... (e segue-se uma correcção da Exame a um artigo sobre o novo presidente do BCP, com um pedido de desculpas "a Paulo Teixeira Pinto e aos nossos leitores". Quais leitores? Os leitores? Mas quais leitores? Os leitores!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Exp 3 - Mau jornalismo

O Expresso publica semanalmente notícias de uma rede de jornais regionais.
E se a esmagadora maioria dessas notícias é bem feita, no sábado apareceu uma no mínimo duvidosa (tecnicamente):
"Figueira a ver navios" (título)
"Estaleiros do Mondego trocados por um deputado" (pós título).
Com um destaque destes obviamente que fiquei curioso.
Mas, a seguir, a notícia começa assim:
"À boca pequena, armadores da Figueira da Foz acusam o antigo [sic] ministro da Defesa, Paulo Portas, de ter sacrificado os estaleiros do Mondego à eleição de mais [sic] um deputado do CDS/PP por Viana do Castelo...".
E não aparece ninguém a credibilizar o título, nem à boca pequena nem à boca grande!
Não havia um copy desk para ler esta notícia? Foi a que abriu a página!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Exp 4 - Incompatibilidades

Porventura só poderá ser mal interpretado, precisamente na altura em que o jornalista em causa investiga e divulga (com fotos) as alegadas agressões à mãe da desaparecida Joana de Portimão, mas este caso - precisamente - remete para uma situação que é no mínimo incómoda (e que ninguém, no jornalismo, parece querer tratar): o das incompatibilidades!
O autor é jornalista do Expresso mas também advogado no activo (desempenhou funções na anterior equipa do bastonário). E como jornalista, até, ouviu o actual bastonário dos advogados!
Um jogador da primeira equipa do Benfica que faz notícias e reportagens em A Bola? Um conhecido quadro superior do BPI que integra da secção de Economia do DN? Ou um dirigente do Sindicato dos Jornalistas que é candidato a deputado - lembram-se da polémica que deu?

Duas notas finais:
não é a primeira vez que escrevo, aqui, sobre o assunto (ir a 7 de Novembro);
Estas notas não são para retirar brilho à reportagem - o assunto mais interessante (e, talvez, importante) deste Expresso!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Repudiar e rejeitar!

Via Jornalismo e Comunicação tomei conhecimento de um debate que juntou o especialista em sondagens Pedro Magalhães e o director adjunto do Público Eduardo Dâmaso.
Duas notas:
- Dâmaso repetiu uma questão que o próprio levantou num recente "Clube de Jornalistas" sobre o poder das agências de comunicação. Trata-se, de qualquer forma, de uma acusação demasiado vaga para produzir resultados! E, já agora, por que não tratá-la no Público?
- Pedro Magalhães levantou uma questão que aqui foi suscitada. É importante que cada vez mais gente repudie e rejeite opções como essa. Que - ironia absoluta - nem se fundam no terrível argumento das audiências (e, sim, foi na Sic Notícias).

PS - Pedro Magalhães deveria explicar melhor isto: «considerou "preocupante" o estado da informação na TVI, que achou "totalmente contaminada"». ACTUALIZAÇÃO A 17/3/05: Pedro Magalhães contactou-me, explicando: "Fui mal citado no jornal. O que disse foi que achava preocupante o estado da informação na TVI, dada a contaminação total entre informação e opinião nos noticiários do canal e no discurso dos apresentadores desses noticiários". Sem dúvida!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.