Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

terça-feira, outubro 11, 2005

Os bombos da corte *

Avelino Ferreira Torres responsabilizou os jornalistas pela sua derrota em Amarante. Toda a gente respirou de alívio. Mas como Valentim, Isaltino e Fátima ganharam, os jornalistas é que tiveram a culpa (como ontem se ouviu no Prós e Contras, mas não apenas).

Em que ficamos? Nestas autárquicas não se falou em Cascais? Pois não. São 308 concelhos e a esmagadora maioria terá de ficar sem cobertura dos órgãos de comunicação social nacional. Falar de Cascais obrigaria a falar da Amadora, de Gaia, de Valongo, da Maia, do Barreiro, para referir apenas os concelhos proporcionais.

Como é que se resolve a discricionariedade nas rádios, televisões e jornais nacionais? Definindo um conjunto de critérios. É notícia quando um homem morde um cão? É. Por isso é que candidatos expulsos pelos seus partidos e concorrendo como independentes são notícia (e os critérios de notícia são quase universais). Ou seja, não é só o que o público quer (mas como o DN de hoje mostra, Fátima, Isaltino ou Valentim tiveram mais audiência do que Sócrates).

* expressão usada por um colega de redacção, que plagio sem a devida permissão...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Ainda a noite eleitoral (das televisões)

Já tinha pensado escrever sobre a noite eleitoral das televisões, mas os resultados da audimetria eliminaram as dúvidas: a SIC obteve um resultado frustrante, sexto lugar, atrás do seu próprio Primeiro Jornal.
O DN diz que a SIC foi prejudicada pela avaria do STAPE, que acabou por favorecer as 20 sondagens da TVI. Mas a SIC, com meia dúzia de sondagens, não tinha menos previsões do que a RTP. E a RTP liderou claramente a noite informativa. Como explicar a contradição? Será que há um divórcio de muitos telespectadores com a SIC? Até agora falava-se nas fracas audiências da programação; no domingo era só notícias. Mas a aposta falhou. Parece ser grave o que se passa por Carnaxide.

Outra perspectiva: a TVI fez a maior aposta da noite. Gastou uma fortuna nas previsões e marcou a agenda (e a Intercampus acertou globalmente). Teve três vezes mais estudos do que a RTP (ainda por cima com o embargo do STAPE) mas ficou em segundo. Além disso, a TVI teve mais directos do que a RTP (é empírico, mas penso estar correcto), esteve em mais locais nessa noite e, portanto, falou de mais sítios e ganhou mais proximidade. Por que é não foi a primeira da noite?

Uma nota final: RTP e SIC começaram a emissão pelo menos meia hora antes das sete da tarde, a TVI apenas às sete, com um corte abrupto no filme que estava a emitir. Pois, de acordo com o gráfico do DN, as sete da tarde foi um dos dois momentos em que igualou a RTP. Depois foi sempre a cair. Isto quer dizer alguma coisa?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Há novidades do caso da causa (interessantes)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.