Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

quarta-feira, dezembro 29, 2004

Jornalismo comparado (3) citações

É um problema clássico (pelo menos) no jornalismo português: a dificuldade dos vários órgãos de comunicação social em reconhecer os créditos dos outros, sobretudo quando se trata de concorrência directa.
Um caso concreto:
Ontem o Diário Económico trouxe a "cacha" dos atrasos nos pagamentos de alguns subsídios de carácter social. A notícia teve vários desenvolvimentos (mesmo oficiais) e é hoje notícia em todos os jornais.
Jornal de Negócios, Correio da Manhã, A Capital, Público e Diário de Notícias (com mais ou menos destaque) reconhecem a origem da informação, relevando o Diário Económico. O Jornal de Notícias não...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

A invasão do marketing (uma denúncia)

7. Há indícios de tentativas de controlo de critérios editoriais pela Administração e da sua subordinação a regras determinadas pela publicidade, sendo proposto a alguns jornalistas a feitura de “publireportagens”.
Comunicado do Sindicato dos Jornalistas, sobre a situação no grupo Impala
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Descubra as diferenças...

"Vítor Fernandes é um empresário natural de Bragança, sendo o responsável máximo da holding Finanzza Investiments, empresa sedeada em Washington (EUA) e presente em Portugal, onde detém o Grupo Norte Rádio e Televisão, estrutura que gere actualmente quatro rádios locais"
Diário de Notícias de hoje (via Lusa)

"Vítor Fernandes diz ser o responsável máximo da Finanzza Investiments, com sede em Washington. Em Portugal, afirma deter o Grupo Norte Rádio e Televisão, que gere quatro rádios locais. Ao que o JN apurou, uma das rádios funciona em Vinhais e é pouco activa, não tendo mantido emissões regulares. Além da estação de Sabrosa, terá ainda uma participação na Rádio Nova"
Jornal de Notícias de hoje

O texto de Dina Margato no JN é uma (boa) excepção no jornalismo português, caracterizado por uma fé (fascinante) dos jornalistas em tudo o que lhes dizem - a ponto de passarem para a sua própria voz ou escrita as informações que deveriam ser creditadas aos respectivos protagonistas!


Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.