Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

terça-feira, outubro 31, 2006

ACT Mistérios na estrada de Castelo Branco

Das três uma:

1) Ou a Lídia Barata e o Jorge Costa são uma e a mesma pessoa;

2) Ou a Lídia Barata plagiou o trabalho do Jorge Costa;

3) Ou o Jorge Costa plagiou o trabalho da Lídia Barata;

A coisa resume-se assim: comparando a notícia «Jovens vencem prémio mundial» do Correio da Manhã e a notícia «(Des)concertante Trio vence Copa Mundial de Acordeão» da página oficial da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART), concluímos que estamos perante o mesmo texto com duas versões quase iguais!

Os exemplos são inúmeros, mas o mais curioso é este parágrafo exactamente igual, com uma ou outra subtileza: «Com quatro galardões no currículo e uma carreira cada vez mais internacional, o (Des)concertante Trio prefere definir bem os seus objectivos. "Os prémios são a chave para a crescente reputação, mas obrigam-nos a trabalhar", explica Sério Neves ["ao telefone desde Londres", na versão do Correio da Manhã]. "Agora é preciso calma. Temos de crescer individualmente para ficarmos mais fortes", refere o [jovem] clarinetista, que já terminou a sua licenciatura na ESART e que neste momento se encontra a fazer um mestrado ["em Londres" na versão da ESART]». No texto do CdM também se diz a dado passo que «Sérgio Neves (clarinete) – ausente no estrangeiro aquando do encontro com o CM». Comparem.

Uma nota final: dir-se-á que o Jorge Costa, da ESART, copiou o trabalho da Lídia Barata, do Correio da Manhã. Mas se foi isso, repare-se no pormenor final na página da ESART: «Última actualização ( Quinta, 26 Outubro 2006 )». A notícia do Correio da Manhã é de hoje, 31/10/06... E o mesmo texto está no blogue da ESART de 24/10/06

ACT a 8/11/06: chamo a atenção para a explicação de Lídia Barata nos comentários. Aqui fica um excerto: «O Gabinete de Comunicação do IPCB enviou às redacções uma nota de Imprensa dando conta deste prémio, onde tinha "UMA FRASE" do Sérgio Neves. Marquei a entrevista, mas só pude falar com dois elementos do Trio, a Carisa e a Ana Luísa, pois o terceiro elemento estava em Londres. Para não ficar a interrogação de que, sendo um trio, só tinha duas pessoas, citei "UMA FRASE" do Sérgio, a partir dessa nota de Imprensa, que chegou a todas as redacções e mais alguma. Não sei, por exemplo, porque é que o camarada estranhou, numa notícia que ocupa uma página, uma frase igual a uma outra que se encontra numa notícia que não cita os outros dois elementos»
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.