Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

sexta-feira, outubro 26, 2007

O Mundo à Sexta é diferente

Mal estaria o Mundo à Sexta, o novo gratuito do Publico/A Bola, se apenas fosse diferente por ser (o primeiro) semanário.
Depois de uma primeira leitura parece-me que o Mundo à Sexta é diferente da concorrência gratuita também no tipo de temas tratados: não há actualidade do dia anterior, mas sim temas mais intemporais. Não há tanto o quê mas mais o como (ou porquê). Acho que não chegarão a ter uma agenda própria, sobretudo se feita pelos seis jornalistas da ficha técnica, mas podem ser uma alternativa.

PS - não gosto do grafismo; parece A Bola em feio... e acho que, em termos de marketing, pode ser arriscada a ideia de vender o jornal como o único semanário gratuíto; certamente não lhe interessa o rótulo de pior dos semanários...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Uma espécie de debate (no Semanário Económico)

Imagine-se o seguinte: para debater o próximo orçamento de Estado a RTP, a Sic Notícias ou a TSF convidavam (apenas) Octávio Teixeira, Bagão Félix e Patinha Antão. Seria aceitável?
Bem, por alguma razão nunca se lembraram de o fazer.
Pois o Semanário Económico fá-lo na edição de hoje: é aquilo a que chama «entrevista-debate» com estes três protagonistas, explicando na primeira das quatro páginas dedicadas ao assunto que apenas convidou especialistas da área da oposição.

As questões políticas não interessam para este contexto, apenas as jornalísticas. E sob esse prisma parece-me que os leitores do Semanário Económico ficaram com uma visão incompleta do problema (o mesmo aconteceria se os convidados fossem apenas da área socialista).
Irá o jornal convidar na próxima semana especialistas da área do governo? Mesmo que o faça, por uma questão de equidade, a formulação final parece-me infeliz: tratando-se de um debate faz sentido convocar as várias ideias disponíveis (ou pelo menos as mais relevantes) e permitir ao leitor, confrontando opiniões, esclarecer-se.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.