Os relatos de futebol em estúdio
Sobre os relatos de futebol feitos em estúdio penso isto.
O problema ganhou actualidade porque, em função das exigências financeiras das federações dinamarquesas e finlandesas, RR e TSF optaram por fazer o relato em estúdio, enviando apenas repórteres.
Cumpridas exigências éticas (havia som ambiente mas era gravado, e não correspondia ao da Antena 1, o que me parece errado), é uma opção como tantas outras. Mas não deixa de encerrar alguns perigos. Este nomeadamente:
- qualquer rádio o pode fazer! Em Barcelos ou em Almodovar, um relatador e um comentador farão globalmente o mesmo que RR e TSF. E para estas duas rádios isso não é nada bom.
Qual é a mais-valia? A presença do repórter no local, se ele puder entrar.
PS - ganhou, obviamente, a Antena 1, que repetidamente anunciou ser a única a relatar de Helsínquia. Como não há uma recolha cientifica das audiências, o impacto é, por agora, desvalorizado. Mas obviamente não é a mesma coisa...
O problema ganhou actualidade porque, em função das exigências financeiras das federações dinamarquesas e finlandesas, RR e TSF optaram por fazer o relato em estúdio, enviando apenas repórteres.
Cumpridas exigências éticas (havia som ambiente mas era gravado, e não correspondia ao da Antena 1, o que me parece errado), é uma opção como tantas outras. Mas não deixa de encerrar alguns perigos. Este nomeadamente:
- qualquer rádio o pode fazer! Em Barcelos ou em Almodovar, um relatador e um comentador farão globalmente o mesmo que RR e TSF. E para estas duas rádios isso não é nada bom.
Qual é a mais-valia? A presença do repórter no local, se ele puder entrar.
PS - ganhou, obviamente, a Antena 1, que repetidamente anunciou ser a única a relatar de Helsínquia. Como não há uma recolha cientifica das audiências, o impacto é, por agora, desvalorizado. Mas obviamente não é a mesma coisa...
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