Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

terça-feira, agosto 08, 2006

Quando um(a) jornalista faz a diferença

A situação é banal: os jornais enchem páginas, em Julho e sobretudo Agosto, com coisas sobre o Verão. Entre elas há os inevitáveis inquéritos, a maior parte dos quais sem piada nenhuma (os de Gel no Correio da Manhã, por exemplo).

No JN, no passado domingo, uma entrevista de Verão mostrou como o jornalismo pode fazer a diferença (como faz a diferença, quando é Jornalismo...). Sugiro a leitura atenta da entrevista de Ivete Carneiro ao ministro da Saúde e como a jornalista consegue que o ministro diga várias coisas relevantes (e com notícia). O encadeamento das perguntas é excelente (e, claro, Ivete beneficia da incontinência de Correia de Campos...).

Era, repito, uma entrevista de Verão...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

ACT Como que um pedido (colectivo e imaterial) de desculpas!

Tinha prometido que não escrevia mais postais sobre o caso da bebé de Viseu - e apesar disso actualizei o último texto duas vezes.

Mas não vou cumprir a promessa - e há boas razões para o fazer: a Notícias Magazine, na última edição, deixa de identificar a bebé e passa a chamar-lhe «bebé de Viseu» (ou só bebé).

O mal já está feito, mas mais vale tarde do que nunca - toda a gente concordava que estávamos perante um erro. Mas continuar a insistir?

A reviravolta da Notícias Magazine é ainda mais surpreendente porque a sua directora tinha anunciado que não o faria. Fez bem em mudar de opinião.

No fundo é como se fosse um pedido colectivo - e incorpóreo - de desculpas do jornalismo português. Ela irá perdoar-nos?

PS - agora que todos ou quase todos estão sensibilizados (alô Diário de Notícias...), uma palavra muito negativa para silêncio do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas.

ACT a 15/8/06: Algo me dizia que não devia ter mexido mais na coisa. Entusiasmei-me com o texto da NM em causa e, este domingo, tive a desilusão: Isabel Stilwell volta ao assunto, no editorial, identificando vezes sem conta a bebé em causa. Pior, Eduardo Sá faz o mesmo (explicando, na sua candura, que a chamou pelo nome para lhe dar uma existência real - um jornal sensacionalista não teria melhor argumento). Assim não!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.