Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Eleições - a ditadura da imagem

As emissões dos três canais de televisão mostraram que o jornalismo televisivo está refém da imagem - como critério de notícia (essa notícia não tem imagem? não se dá!).
Claro que os três canais mobilizam enormes meios para poder ter a imagem/notícia, mas porque se entende que é o reconhecimento de uma fragilidade, quando há uma notícia que não está suportada pura e simplesmente é ignorada.
Sei que nos telejornais não é tanto assim, mas, ontem, cada um dos canais viveu para si e por si (assim uma espécie de comunidade como a que M. Night Shyamalan descreve no seu último filme...), alheio ao que se passava à sua volta.
A rádio, pelo seu lado, porque tem menos "estatuto" ou é mais desinibida, não se importa de usar as informações (as declarações, a maior parte das vezes) que acabam de passar na televisão - os ouvintes agradecem!
Quem é que disse que uma imagem vale mais do que mil palavras?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Eleições1 - As televisões bem

As televisões apostaram muito nesta noite eleitoral e, globalmente, estiveram bem. Há, obviamente, falhas em todas, rapidamente superadas ou compensadas com aquele exclusivo...
O facto de apenas as televisões terem sondagens de "boca de urna" (caríssimas...) mostra como este é um espectáculo para as televisões. E os convidados de primeira linha só o comprovam...
Algumas notas soltas:
- a RTP conseguiu um furo quando, antes das 8, já tinha João de Deus Pinheiro a dar os parabens ao PS, a reconhecer a derrota e a falar no governo do PS!
- 22h11: TVI: faltam apurar 300 freguesias; SIC: faltam apurar 37...
- a TVI só abriu às 20; qual terá sido o share da hora anterior?

ACTUALIZAÇÃO a 23/2/05:
A aposta da TVI de só começar às 20 com as eleições compensou. Entre as 19 e as 20 bateu a SIC e a seguir às 20 caiu , sendo apanhada pela SIC (depois recuperou). Como se pode ver!. O que é que se passou com as audiências da SIC?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Eleições2 - As sondagens acertaram

Foi importante, para (as)segurar a credibilidade daquele que é o mais importante instrumento de avaliação de opinião pública... e sempre tão criticado!
E é impressão minha (a hora...) ou a Intercampus foi a mais certinha de todas, superando a agressiva Eurosondagem e a reverencial Católica?

PS - Santana processa?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Eleições3 - Mais uma vitória para LPM

... e mais um livro?
Já estou à espera!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.