Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

sábado, maio 26, 2007

Pode a polícia mentir aos jornalistas?

Recentemente, num Contraditório da Antena 1, Carlos Magno afirmou com clareza que defende a possibilidade da polícia mentir aos jornalistas em casos como o de Madeleine. Estimulados por esta afirmação (ou por outra), os responsáveis pela Sonda de Informação (a agência Central de Informação e a Meios e Publicidade) perguntaram este mês se «Em situações como esta, é legítimo as autoridades fornecerem à comunicação social informações falsas que auxiliem o trabalho de investigação no terreno?»

Respondi e respondo que não.
Da mesma forma que admito, em situações muito excepcionais, a obtenção de informações jornalísticas por meios desleais, também admito que, em casos absolutamente excepcionais (estando em causa a vida de alguém, comprovodamente, por exemplo), isso possa acontecer. Mas como estamos ao nível dos princípios, a resposta é não. Até porque a maneira como a pergunta está feita, apesar das três hipóteses, pressupõe a possibilidade de generalização da situação, como, penso, se pode interpretar do que disse Carlos Magno.

PS - os resultados foram: a) Sim – 8%; b) Sim, desde que a comunicação social seja devidamente informada – 27%; c) Não – 65%
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.