Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

terça-feira, dezembro 13, 2005

Como é que alguém escreve uma coisa destas?

Por volta da hora do almoço recebemos, aqui na redacção, uma chamada de alguém que tinha visto no Diário Digital uma notícia com este título: "Saddam Hussein planeava ataque em Portugal, diz Powell".
A notícia em causa acrescentava que "Saddam pretendia usar armas de destruição maciça contra Portugal, justificando assim a intervenção norte-americana".

Duas coisas concluímos logo: se é verdade que Colin Powell tinha estado ontem em Lisboa, para uma conferência, como explicar uma situação tão absurda (os EUA invadiam o Iraque por causa de Portugal?), que mais nenhum órgão de comunicação social noticiou?

Deixámos cair o assunto e só nos voltámos a lembrar do assunto quando a Lusa, às duas da tarde, fez um despacho dizendo que "Saddam Hussein pretendia usar armas de destruição maciça", de acordo com Colin Powell, ontem em Lisboa.
Nessa altura já o Diário Digital tinha retirado a sua notícia da linha.

Há pouco, no blogue de Francisco José Viegas li mais pormenores: afinal a notícia do DD segue uma outra da Folha de São Paulo, corrigida entretanto. Ainda por cima, na base de tudo está uma notícia da agência EFE, mal traduzida/copiada/interpretada...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Ainda a tempo

Em 13 de Novembro escrevi aqui um texto em que dava conta da minha perplexidade perante um curioso artigo do DN relativo a um jovem jogador de futebol de que ninguém ouvira falar mas estaria envolvido num hipotético negócio.

O provedor dos leitores pediu-me, alguns dias depois, um complemento às minhas dúvidas, que enviei. E na edição de 5 de Dezembro José Carlos Abrantes pronunciou-se.

Algumas notas:
- o jornalista em causa teve um comportamento reprovável: primeiro assobiou para o ar e depois, quando confrontado pelo provedor, remeteu-se ao silêncio;
- isto abre precedentes graves: ao recusarem-se a responder, põem em causa o trabalho dos provedores;
- poderia JCA ter levado o caso ao editor do desporto do DN?
- o jornalista do DN terá certamente um largo futuro pela frente; desde que esteja disponível para aprender com os erros...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Um pequeno momento...

no Diário Económico de hoje, pág. 25:

(título) "Acções europeias deverão ganhar 11% em 2206".

Daqui a 201 anos?

Foi engano, é 2006
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.