Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

terça-feira, setembro 27, 2005

A vitória de Rio é a vitória do jornalismo?

Penso que faz sentido, aproveitando o balanço da campanha eleitoral, deixar algumas notas sobre um caso verdadeiramente à parte no panorama político e mediático português.
Rui Rio prepara-se - acho - para voltar a ganhar a Câmara Municipal do Porto, em conflito aberto com os principais jornais diários que se publicam na cidade (Público e Jornal de Notícias, depois do encerramento de O Comércio do Porto).

Apesar da hostilização de Rio para com esses jornais (que, admito, terá sido mútua numa ou noutra circunstância), Rio vai ganhar. Nesse aspecto em concreto, isso é positivo. Significa algo que me é muito caro: os jornais não elegem presidentes de câmara ou primeiro-ministros e os leitores sabem distinguir entre o papel dos jornais e o papel dos políticos.

Eu não concordo com a estratégia de Rio, e critiquei-o (este não foi o único exemplo).Interessante é que, contra quase tudo e quase todos, Rio não desarmou e manteve-se coerente (teimoso?) durante quatro anos. Ainda no domingo a direcção editorial do Público avisava que Rio recusara uma entrevista ao jornal "por não confiar na isenção do Público".

Um caso para estudar melhor.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

No tempo da rádio

Reencaminho os interessados para um belo texto sobre a rádio musical, quando ela não tinha playlists e apostava muito mais em programas de autor - que surpreendiam, que revelavam, que apaixonavam (há algum equivalente hoje às Noites longas do FM ou ao Último Metro, por exemplo? Se há digam-me, que estou esfomeado).

"Para quem não quer ouvir mais nada"

Duas notas finais:
- também tenho saudades do Luís Mateus. Era especial.
- sim, a Inês de que fala o JPF é minha irmã.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.