Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

terça-feira, setembro 06, 2005

Blogues anónimos e extrema-direita

Periodicamente sou contactado por leitores deste blogue que me enviam textos ou imagens para comentar. É este o caso.
E faço-o porque há duas coisas que podem ser ditas sobre 1) o trabalho jornalístico a partir de textos anónimos; 2) a cobertura noticiosa de actividade de organizações de extrema-direita;
O leitor em causa denuncia dois textos do Correio do Minho da passada sexta-feira U(juntos dão uma página) em que se noticiam actividades do PNR, a partir de textos anónimos num blogue de Braga (a partir do momento em que as identidades não são confirmadas, devem ser considerados anónimos, até porque dois dos três contribuintes assinam com pseudónimos).
O que leitor contesta é que "o jornal não apresenta declarações na primeira pessoa ou qualquer tentativa de contacto com a dita organização. A notícia limita-se a copiar textos anónimos publicados num blog e dá-lhes a credibilidade de notícia, o que, só por si, infringe as regras mais básicas ensinadas em qualquer escola de jornalismo: confirmar a história junto dos protagonistas e obter um contraditório". O mesmo leitor detectou até um erro: "o jornal presume, a partir de um post colocado nesse blog, que haveria uma manifestação convocada para Braga quando na realidade ela deverá ocorrer em Lisboa."

A outra questão que coloca é a seguinte: "Alguns jornais estão a questionar a cobertura noticiosa que dão a organizações de extrema-direita, até porque não faz sentido meia dúzia de pessoas obterem tanta atenção por parte dos meios de comunicação social. No entanto, o Correio do Minho não teve qualquer pudor em publicar mensagens discriminatórias, racistas e incitadoras de violência. O sensacionalismo mostrou, uma vez mais, o seu lado mais perverso."

São questões interessantes mas diferentes: é um erro noticiar a partir de um blogue anónimo; é um erro dar importância de notícia a uma (três?) opiniões que provavelmente não representam mais ninguém;
Quanto a noticiar actividades de organizações de extrema-direita: se elas cumprirem algum critério de notícia e tiverem protagonistas identificados podem ser noticiadas. Nem que seja para dizer que são ilegais. A dimensão dessa notícia é que pode variar.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Ainda o racismo...

Lembram-se da história das duas fotos quase iguais, com abordadens muito diferentes?
Pois a coisa evoluiu.
De tal maneira, que a France Press pediu à Yahoo para retirar a foto da sua página.
E neste encontra-se a seguinte explicação abro uma excepção e transcrevo em inglês, porque é o que faz mais sentido, neste contexto):
"In recent days, a number of readers of Yahoo! News have commented on differences in the language in two Hurricane Katrina-related photo captions (from two news services). Since the controversy began, the supplier of one of the photos – AFP – has asked all its clients to remove the photo from their databases. Yahoo! News has complied with the AFP request."
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.