Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

sábado, julho 07, 2007

ACT Era uma vez, na terra do spinning...

Era uma vez um candidato à liderança de um dos dois partidos de governo em Portugal que tinha como uma das principais limitações ser apenas presidente de uma câmara, ainda que uma das que têm mais eleitores. Mas não Lisboa ou Porto.

O político em causa, até por estar longe de Lisboa, tinha claramente um problema de visibilidade e de afirmação. Já tentara ser líder do partido, mas não conseguira. Agora seria diferente. Para o conseguir, ele ou alguém por ele, desenhou uma estratégia, que passou pela afirmação pública do candidato ao lado de figuras de reconhecida visibilidade ou prestígio nacional.

Como? Criou não um mas vários prémios nacionais, com o nome da sua cidade, dados a essas figuras e com quem o autarca teve naturalmente oportunidade de conviver e, vá lá, ser fotografado/filmado.

Os premiados, para dar a necessária credibilidade, foram escolhidos por um júri acima de qualquer suspeita. Fernando Nobre, Manuela Eanes, João Cutileiro, Artur Santos Silva, João Marcelino, José Eduardo Moniz, Sobrinho Simões, Carlos Fiolhais, Alexandre Quintanilha ou Lobo Antunes (escolhidos mais ou menos ao calhas de uma lista enorme) credibilizaram o acto. Afinal sempre são cem mil euros (oriundos, foi dito, do mecenato). E no acto da entrega, o autarca foi elevado e recompensado, como se percebe pelas palavras de Miguel Sousa Tavares, por exemplo. ACT a 9/07/07. Ou o possível impacto desta imagem.

Poderia perguntar-se: o que ganha aquela terra com estes prémios? Alguma coisa ganhará, é certo; mas o seu presidente ganhará mais, sem dúvida; ainda que possa não ter sido essa a sua intenção, obviamente.

(Moral da história, como nos livrinhos de antigamente: a manipulação vale sempre a pena quando a estratégia não é pequena...)
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.