Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Falar é fácil, eu sei, mas...

Tenho explicado a alguns ex-alunos, que procuram o primeiro emprego no jornalismo, que a contratação clássica está ameaçada. Não sei se será conjuntural, mas pelo menos nesta altura não faz sentido mandar currículos ou recortes/CD com trabalhos e esperar uma resposta positiva.
Essa forma passiva de se disponibilizar ao mercado está condenada ao insucesso por conta de uma oferta gigantesca e de uma procura raquítica (os estágios, em alternativa, continuam a ser uma boa opção).

O que fazer? Tentar uma atitude activa, diferente de ficar em casa à espera.
Claro que é fácil falar, mas quem quer entrar/continuar no jornalismo não pode ficar muito longe dele.
Vem isto a propósito de quê? Lembrei-me que se fosse um dos ex-jornalistas de O Comércio do Porto tentaria juntar uma equipa para lançar um novo jornal gratuíto para o Grande Porto.
É uma ideia, apenas.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Punhos... de renda!

"Como se não bastassem as dificuldades de uma candidatura independente, Manuel Alegre tem outra dor de cabeça. Os jornalistas que o acompanham andam às avessas com António Florêncio, o assessor de imprensa da candidatura. Depois de ele ter sugerido «ir lá para fora» resolver um problema com o repórter da TSF, Alegre viu-se forçado a telefonar a outros jornalistas que tiveram problemas com Florêncio, a pedir desculpas em nome do assessor (...)" (na revista Sábado desta semana).
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Duas opiniões que gostei de ler

"O candidato presidencial do MRPP, o advogado Garcia Pereira, protestou com toda a veemência de que é capaz (...) contra a exclusão dos debates televisivos de pré-campanha e tem muita razão. Não tem toda a razão, mas tem bastante, porque os critérios jornalísticos que o excluíram, incluíram Alegre que à, partida, nem sequer tem qualquer resultado anterior que o sustente, como é o caso do próprio Garcia Pereira"
Pacheco Pereira, "As razões de queixa de Garcia Pereira", Sábado, 29/12/05

"Prémio Ó Mana, Desculpe Lá Perguntar: para Maria João Avillez, pela entrevista à irmã Maria José Nogueira Pinto antes das autárquicas. Se a moda pega, Judite de Sousa entrevistará o marido Fernando Seara, Sandra Felgueiras a mãe Fátima, Rita Ferro Rodrigues o pai Eduardo (...) e não tenho espaço para mais, que isto de jornalistas e políticos é pano para muita manga".
Eduardo Cintra Torres, "And the Olho Vivo goes to...", Público, 31/12/05
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.