Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

sexta-feira, setembro 23, 2005

(ACT)Eu não compro...

Lembram-se da resposta que Nuno Santos, director de programas da RTP, deu sobre o facto do documentário sobre Mourinho ter o mesmo nome da campanha do BPI?
"Não, não foi. Muitas vezes, as questões são diferentes do que parecem. Por isso, rejeito o julgamento sumário de tantos guardiões da ética."


Pois o Público divulga a resposta dada pelo mesmo Nuno Santos na AACS:
«Nuno Santos reconhece que se tratou de "uma opção geradora de equívocos", em que deveria ter existido "uma maior ponderação". Mas assegura que não houve na decisão "qualquer intuito" de fazer "publicidade oculta ou subliminar", nem "qualquer cedência de natureza ética".

Ainda esta: "A decisão de dar ao programa o título Ganhe como Eu, disse, "decorreu do facto de se tratar de uma expressão com utilização em certos meios" e deu como exemplo o recurso de meios de comunicação social e figuras de "meios políticos e outros" a expressões usadas na publicidade, caso de "Eles falam, falam... falam..." ou "É que é já a seguir...".»

Resta acrescentar o título da peça do Público: "RTP pode ter que pagar coima por programa sobre Mourinho".

PS - é para mim evidente que houve uma colagem à campanha do BPI [ACT: embora admita que não tenha tido uma contrapartida financeira, que seria grave; apenas uma colagem mais ou menos ingénua]. Ficava melhor a Nuno Santos assumir isso e prometer que, aprendida a lição, uma coisa dessas não voltaria a acontecer na televisão pública.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

O Expresso errou?

O Expresso de sábado (mais vale tarde...) noticiava que "A TAP foi a companhia eleita a nível mundial para testar a introdução de telemóveis a bordo dos aviões. A experiência vai decorrer no final de 2006, nos voos da TAP para a Europa que são operados pelos seus três aviões Airbus 321, e irá durar três meses. Os passageiros que na ocasião viajarem nestes voos da TAP poderão efectuar chamadas, enviar SMS ou e-mails a partir dos seus telefones portáteis. Se o teste for bem sucedido, o uso de telemóveis poderá vir a ser uma realidade na aviação internacional já em 2007".

Na quarta-feira, PedroF no Contrafactos alertava que "Two European airlines to test in-flight cellphone service next year: TAP Air Portugal and British carrier bmi both have agreed to introduce OnAir's voice and text service for cellphones in separate three-month trial runs, OnAir CEO George Cooper said".

Como é isto possível?
O Expresso sabia que a TAP não era a única a nível mundial a testar e ignorou esse facto? (Não acredito)
O Expresso não sabia que afinal havia outra? (É possível)
O Expresso foi enganado pela fonte? (Quantas vezes já aconteceu) Ou a fonte não sabia? (Menos provável, mas possível)
Se não sabia e errou irá rectificar esta semana? (É desejável)

Duas notas finais:
- A notícia do Expresso não cita fontes. Mas remete para um anúncio a ser feito na terça-feira seguinte. A informação do Contrafactos é de quarta. Poderá ter havido evolução.
- Sózinha ou na companhia da BMI, a informação seria sempre notícia. Com o mesmo destaque.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.