(ACT) O novo Expresso e a sua credibilidade
O novo Expresso está amanhã nas bancas e, entre os objectivos, Henrique Monteiro fala em reforçar a credibilidade informativa.
Como leitor semanal - dos que compram o saco - deixo alguns contributos, sendo que a credibilidade se ganha sobretudo com rigor, veracidade e equilíbrio.
Mas há algumas coisas que, do meu ponto de vista, podem ser feitas (sem qualquer ordem e como meras sugestões):
- um provedor dos leitores?
- mais respeito pelas cartas dos leitores e pelos pedidos de rectificação;
- menos arrogância quando o jornal é questionado (e tem ou não tem razão);
- mais cuidado nas notícias que vão à primeira página e que nem sempre merecem esse estatuto;
- institucionalização de uma coluna de rectificações (tipo "O Público errou");
- mais cuidado com alguns protagonistas que parecem ser sistematicamente protegidos (o MNE Freitas do Amaral parece ser o caso mais recente);
ACT:Do novo Expresso:
1) A credibilidade ganha-se respeitando/valorizando aqueles que compram o jornal. Ignorar a polémica (e as acusações) feitas à manchete da semana passada é assobiar para o ar; credibilidade?
2) O que faz a crónica de Pedro D'Anunciação na página 10 do suplemento de Economia (numa página que abre com as vendas da BMW)?
Como leitor semanal - dos que compram o saco - deixo alguns contributos, sendo que a credibilidade se ganha sobretudo com rigor, veracidade e equilíbrio.
Mas há algumas coisas que, do meu ponto de vista, podem ser feitas (sem qualquer ordem e como meras sugestões):
- um provedor dos leitores?
- mais respeito pelas cartas dos leitores e pelos pedidos de rectificação;
- menos arrogância quando o jornal é questionado (e tem ou não tem razão);
- mais cuidado nas notícias que vão à primeira página e que nem sempre merecem esse estatuto;
- institucionalização de uma coluna de rectificações (tipo "O Público errou");
- mais cuidado com alguns protagonistas que parecem ser sistematicamente protegidos (o MNE Freitas do Amaral parece ser o caso mais recente);
ACT:Do novo Expresso:
1) A credibilidade ganha-se respeitando/valorizando aqueles que compram o jornal. Ignorar a polémica (e as acusações) feitas à manchete da semana passada é assobiar para o ar; credibilidade?
2) O que faz a crónica de Pedro D'Anunciação na página 10 do suplemento de Economia (numa página que abre com as vendas da BMW)?
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