Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

terça-feira, julho 25, 2006

A primeira página do Expresso

Já há algumas semanas que não há «crises» com notícias na primeira página do Expresso - e isso pode ser um óptimo sinal.

Mas há outro problema - tão grave como aquele, mas mais difícil de resolver- que Henrique Monteiro tem de enfrentar: a falta de «qualidade» das primeiras páginas do Expresso. O mesmo é dizer, a falta de notícias!

O Expresso tem cem jornalistas e uma semana para preparar uma edição - tem por isso obrigação de fazer muito melhor do que aquilo que se viu esta semana. Das cinco notícias principais:
- a manchete («Exames podem ser impugnados») é basicamente uma opinião de um especialista em direito administrativo. Ou seja, este «pode» nem é um «talvez venha a ser», mas um «se alguém quiser, é possível que venha a ser»;
- «Israel prepara invasão» é algo que vem sendo dito há vários dias;
- «Portugal tem 11 mil milionários» é um estudo internacional, mas tem um erro básico. Além de considerar milionário quem tem um milhão de euros (200 mil contos!), o que é manifestamente pouco (antes era um milhão de contos...), na peça desenvolvida (suplemento de Economia) fala-se num milhão de dólares;
- «Centro do Fundão é reserva de caça» é globalmente a mesma notícia que ouvi na TSF mais de uma semana antes!; (ninguém ouve rádio no Expresso?)
- e finalmente, a única notícia «O segredo de Sócrates» é uma peça interessante, porque inédita, mas, na verdade, limita-se quase a relatar as dificuldades que o Expresso tem tido em comunicar com alguns dos actuais ministros.

Muito pouco, não, caro Henrique?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.