Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

segunda-feira, junho 25, 2007

ACT A Ordem vai ter de esperar...

Não é a primeira vez, e hoje voltei a receber outro e-mail, que me falam na questão da Ordem dos Jornalistas, desafiando-me, até, a dar alguns passos nesse sentido.

Tenho respondido, e voltei a dizê-lo à Sónia, que não há - ainda - condições para se pensar na criação de uma Ordem dos Jornalistas em Portugal (com este ou com outro nome), que, no entanto, considero irreversível. E não há condições porque há pelo menos uma geração de jornalistas portugueses - alguns deles grandes referências para todos nós - que se opõe visceralmente (ideologicamente?) à Ordem. Qualquer discussão, a lançar agora, será suicida e fratricida. Sem necessidade.

Mas, ao mesmo tempo, acredito que a Ordem será uma realidade: porque é preciso um instituto que faça a auto-regulação de todos os jornalistas e não apenas dos que, voluntariamente, se inscrevem no Sindicato (ou seja, não é uma crítica directa ao Sindicato, mas de funcionamento legal e institucional). Sindicato e Ordem são compatíveis.

ACT a 30/06/07: «Nós não defendemos a impunidade dos jornalistas perante violações deontológicas, mas entendemos que devem ser sancionados num quadro de auto-regulação e estamos dispostos a dar os primeiros passos nesse sentido". Também no documento os subscritores afirmam que "deverão ser os jornalistas a auto-regular-se em matérias de ética e deontologia e no controlo do acesso e do exercício da profissão (competência que passa agora para a Comissão Profissional da Carteira de Jornalistas).Questionado sobre se esta auto- regulação pressupõe a criação de uma Ordem, Mário Bettencourt Resendes não quis comentar, mas um dos jornalistas fundadores do grupo admitiu ao DN que essa pode vir a ser uma das medidas propostas. Este movimento poderá mesmo significar o embrião de uma eventual futura Ordem dos Jornalistas (ideia que foi no passado rejeitada pela classe)»
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.