Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

terça-feira, dezembro 26, 2006

ACT Rádio Clube. Generalista?

Sobre o Rádio Clube o mais sensato é esperar para ver - Luís Osório não revelou (ainda?) o suficiente para se ter uma ideia do que será.

Do pouco que disse, gostava de partilhar algumas reflexões sobre uma ideia que tem transmitido: trata-se, diz, de uma rádio generalista.

Correndo o risco de ser contrariado pelo próprio, acho que o Luís Osório não sabe bem o que significa uma rádio generalista (ou então vai surpreender-me).

A partir de algumas pesquisas que fiz, deixo estas ideias:
- em Espanha (e, um pouco, em França) chama-se generalista à rádio de palavra, adulta, formato «news and talk» (notícias e conversa, como a TSF), sem música nas horas diurnas; mesmo em Espanha já se percebeu que estamos perante uma designação histórica e não propriamente rádio generalista;
- rádio generalista é aquela que, num mesmo período de tempo, tenta chegar ao máximo de públicos (e não, como a rádio formatada, a uma faixa desse público);
- em Portugal, entre as 10 mais ouvidas, não há nenhuma rádio generalista. A Antena 1? Se a RDP tem a Antena 3 é porque está a abdicar de uma faixa importante do público. A segmentação etária é sinónimo de formatos e não de generalistas (basta ver, aliás, as suas audiências);
- Luis Osório diz que «queremos atingir vários públicos consoante o horário, por ser uma rádio generalista». Vão ter programação para os mais jovens? Vão conciliar interesses/assuntos dos 18-24 com aqueles que os 34-54 procuram? Como será possível?
- Em Portugal há rádios generalistas: algumas locais que ainda programam, por exemplo numa mesma semana, espaços infantis com discos pedidos, música para domésticas e reformados a seguir ao almoço com uma selecção mais jovem para estudantes*. Isto, sim, é ser generalista. Será isto o Rádio Clube? Acho que o Luís está contaminado pela inspiração espanhola. Ou então vai mesmo surpreender-nos!

* Basicamente é isto que fazem os canais de televisão... generalistas (programam para diferentes públicos em função das suas esperadas disponibilidades; não há uma programação coerente para um público, como a Sic Notícias ou o Odisseia, mas - teoricamente - para todos!)

ACT a 29/12/06: João Adelino Faria insiste na ideia da rádio generalista («É evidente que vamos disputar um mercado já existente e que também é o da TSF, mas o RCP não será uma rádio só de informação, vai ser uma rádio generalista que vai apostar muito na informação, na entrevista, no debate, em determinados períodos do dia. Mas é uma rádio mais generalista, como a Antena 1 ou a Renascença» DN 28/12/06. Ou seja, vai apostar muito na informação. Quando é que se corrige o equívoco?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.