Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

quinta-feira, maio 11, 2006

O futuro do Público

Várias notícias recentes sobre os resultados trimestrais do Público, considerados publicamente pela administradora da Sonaecom como decepcionantes, suscitam este comentário:

- o Público tem vindo a perder leitores e receitas. Se estas dependem, por um lado, daqueles, por outro estão dependentes também dos produtos de marketing associados - em tempos o Público transformou-se numa espécie de FNAC a vender livros, discos e filmes, mas depois a coisa banalizou-se e é cada vez mais difícil encontrar boas ideias para agarrar os leitores.

Muito mais preocupante é, do meu ponto de vista, a perda de leitores - apesar da aposta em suplementos (alguns falhados, como é o caso da Dia D), das reformulações gráficas, dos arranjos internos, o jornal não só não fidelizou os leitores como os tem deixado fugir.

Belmiro de Azevedo já disse que a venda do jornal não é hipótese - mas quanto tempo mais estará disponível para suportar prejuizos como os 2,2 milhões de euros do primeiro trimestre?

A questão é dramática para o Público (e para os seus leitores, como eu). As medidas anunciadas, penso, dificilmente terão resultados (mais uma renovação do grafismo, paginas a cor e até uma mudança de logotipo), a ponto de conseguirem inverter a queda. Além disso, o Público será sempre um jornal com uma produção cara.

O que resta? Uma mudança do perfil do jornal, tornando-o mais popular, o que pressuporia uma descaracterização histórica? Isso poderia trazer novos leitores, mas afastar os de sempre.
Por isso falo num dilema vital para o jornal.

PS - sou leitor do Público, desde os números zero, que vi nascer na Sonae, estava eu na abertura da Rádio Nova. Leio-o todos os dias e compro-o sempre que não estou a trabalhar.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.