Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

segunda-feira, maio 16, 2005

Viajar a convite...

Começou por ser um acto isolado do Público, mas hoje há outros jornais a seguir a regra de identificar as viagens ao estrangeiro quando são feitas/pagas a convite da entidade que se quer promover: o Diário de Notícias, o Diário Económico* e o Jornal de Negócios, por exemplo já o fazem.
O processo está ainda muito no início e ainda não é coerente (nos suplementos de economia do DN e JN há hoje, por exemplo, reportagens feitas na Coreia do Sul, sobre a chegada a da empresa LG a Portugal, mas não aparecem identificadas como tal), mas parece irreversível. E vai ter consequências. Os que não se identificarem correm o risco de perder (um traço de) credibilidade - sobretudo quando o mesmo assunto está na concorrência assinalado como tal!

* A maioria diz qualquer coisa como "o jornal ou o jornalista viajou a convite de..."; o DE é menos firme: "Esta é uma viagem da Jerónimo Martins com um grupo de jornalistas para conhecer as operações do grupo na Polónia"
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Pormenores sem a mínima...

Não me espanta que a informação tenha chegado errada (noticiar em cima da hora implica sempre riscos); o que motiva esta crítica é o tempo que a informação demorou a ser corrigida.
De acordo com a Lusa, às 7h51, citando a SIC Notícias, no acidente com cinco futebolistas havia um Sandro Luís, do Santa Clara, dos Açores.
Sandro Luís joga nos Açores, mas na equipa das Flores, Os Minhocas (3ª divisão). Diferente não?
Que eu saiba, só cinco horas depois é que a informação foi corrigida. Mas a Lusa, às 13h05, ainda dava Sandro Luís no Santa Clara!
São pormenores, eu sei, mas faz sentido não perder a auto-crítica e ser sempre exigente.

PS - pode ter a ver com isto: ao que soube, hoje é feriado nos Açores e por isso o esclarecimento pode ter demorado mais.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.