Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

quarta-feira, novembro 08, 2006

Expresso: mais uma manchete muito duvidosa

A manchete desta semana do Expresso parece-me ser muito duvidosa:

1) A denúncia de Agostinho Branquinho não tem a identificação dos protagonistas (jornalistas e assessor) do caso, não refere o noticiário e o assunto que teria motivado o contacto do assessor de Sócrates (como o próprio jornal diz);

2) Todos os pivôs dos jornais nacionais da RTP desmentiram (no próprio jornal ou nos dias seguintes) que tenham falado com um assessor durante esse jornal; (e o hipotético pivô até sai como herói, pois teve [h]ombridade e dimensão profissional, cito; já ninguém quer ser herói?)

3) Pelo que sei, tecnicamente é impossível falar com um pivô durante um jornal em directo. Quando muito com o editor, o coordenador ou alguém na regie (o realizador?); ora a notícia diz que o assessor falou mesmo com o pivô; é aliás o título da peça na página 8.

4) A ser verdade, este caso envolve várias pessoas, o assessor não chega à regie directamente; ninguém sabe mais nada?

5) Dependendo dos argumentos que possam ser usados, e por muito que nos custe, uma das funções de um assessor é tentar conseguir que as notícias lhe sejam favoráveis; da mesma forma que a função de um jornalista é resistir, é ouvir os argumentos e se for caso disso manter a sua versão; a dialéctica assessor-jornalista não é isto mesmo?

6) Depois disto, acho que colocar a denúncia de Agostinho Branquinho como manchete é muito forçado. Vamos ver se as próximas semanas não mostram que estou enganado...

PS - O combate Expresso-Sol desta semana está atrasado, eu sei; há que aguardar...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Caro João Gobern

Na tua crónica de ontem na Antena 1 sobre (os silêncios relativamente) a condenação à morte de Saddam Hussein, criticaste em concreto os silêncios de Tony Blair e de Cavaco Silva. Acontece que na véspera já tinha ouvido notícia do contrário.

Uma crónica gravada corre o risco de ficar desactualizada, mas a tua - pareceu-me - foi lida em directo (não está on line). É ainda mais grave

O teu ouvinte regular,

PS - É (do meu ponto de vista) desagradável a forma como te apresentam, a forma como é justificada a tua crónica, «a de alguém que está fora dos centros de decisão», fora de Lisboa, portanto (só falta dizerem «cartas da província»). Não és o mesmo e pensas o mesmo dentro ou fora de Lisboa?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.