Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

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domingo, maio 22, 2005

Jornalismo e publicidade

Um leitor deste blogue fez-me chegar uma curiosa proposta da empresa "Aveiro Digital", dirigida a órgãos de comunicação social do distrito, para execução de 20 entrevistas (texto e áudio) às "entidades beneficiárias" do projecto, que darão origem à "emissão de uma série de 10 programas rádio" e a 20 entrevistas na "imprensa regional ou nacional".
Estamos claramente no domínio da publicidade, paga, ao que parece travestida de jornalismo - algo que, genericamente, o Sindicato dos Jornalistas tarda em denunciar.
Qual é o problema, aqui?
Nada é dito nas condições enviadas aos interessados sob a forma como esses conteúdos serão identificados quando estiverem prontos (e se nada for dito em contrário, é jornalismo!), sendo que essa sinalização é fundamental para o leitor/ouvinte saber com o que é que conta - para não ser defraudado.
No fundo, situações como esta, ainda por cima financiadas por dinheiros públicos, só legitimam aquilo que é cada vez mais uma realidade nos jornais locais e regionais: a utilização do jornalismo como fachada para suportar publicidade e/ou propaganda, paga!

Se estes conteúdos aparecessem claramente como publicidade haveria lugar a crítica? Provavelmente não, mas sempre pergunto por que é que a Aveiro Digital, em vez de gastar dinheiro nestes conteúdos, não se preocupa em criar mensagens com valor mediático, que interessem verdadeiramente aos jornalistas - e que delas farão notícia?
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