Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

terça-feira, janeiro 08, 2008

ACT «Correio da Manhã com 1ª página diferente»

«A edição de amanhã do CM vai chegar às bancas com uma falsa primeira página. Um importante compromisso publicitário a isso nos obriga. O CM agradece a compreensão dos leitores e a preferência dispensada» (destaque da última página do Correio da Manhã de hoje).

(esta pequena nota suscita dois pequenos comentários: respeito pelos leitores, algo que nunca vi antes, formulado desta forma; incomodidade com a situação por parte da direcção editorial)

ACT a 9/1/08: quantos jornais trouxeram a capa falsa da Optimus? Quase todos! Quantos deram uma explicação ao leitores?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Dois aplausos para Joaquim Vieira...

...do seu texto de domingo - que não está on line:
«(...) tenciono usar da liberdade de iniciativa que me permite o estatuto de provedor, ou seja, suscitar eu próprio reflexões de natureza deontológica sobre certas matérias publicadas pelo jornal (...). Procurarei, por outro lado, dinamizar o blogue do provedor agregado à página on-line do Público, alargando o espaço de debate e participação dos leitores, publicando na íntegra os documentos relacionados com alguns casos abordados na crónica e fazendo mesmo a análise de casos novos». Aplauso porque, ao contrário de outros, Joaquim Vieira não entende a ideia de provedor dos leitores como uma caixa de correio - só intervém se os leitores se queixarem. E aplauso porque um blogue não pode ser (apenas) o depósito da crónica semanal - há que potenciar a própria lógica da internet, sobretudo num jornal diário, que também é um jornal on line.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.