Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

terça-feira, dezembro 25, 2007

Quando Ricardo mata Miguel

Miguel Esteves Cardoso voltou à revista do Expresso, onde atingiu a glória com A Causa das Coisas. E voltou para entrevistar Ricardo Aráujo Pereira. Uma conversa cheia de significados, a partir do momento em que Ricardo confessou que Miguel sempre fora um modelo inspirador para si e o Expresso achou que convidar Miguel para entrevistar Ricardo seria interessante.
Foi penoso - dez páginas - mas não interessante.
Miguel mostra como um mau entrevistador consegue fazer com um bom entrevistado uma má «entrevista» (é, vá lá, uma conversa). É uma «entrevista» diferente? Claro que sim, mas tirando a questão da avó que Ricardo fazia rir, nada mais interessa - e são dez páginas...

Esta nota custa-me duplamente: porque o entusiasmo da leitura rapidamente deu lugar à desilusão (basicamente, tempo perdido e provavelmente não haverá segunda oportunidade) e porque Miguel Esteves Cardoso foi o meu primeiro ídolo na escrita jornalística portuguesa. Ricardo, que já tinha «morto» Herman, ajudou a enterrar Miguel Esteves Cardoso - pelo menos no meu cemitério de afectos.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.