A metamorfose de A Capital (17)
A primeira página de hoje é elucidativa, por um lado, das dificuldades do jornal em ter histórias próprias e, por outro, da aposta em ter histórias próprias - mesmo que elas não tenham a força/impacto que será de exigir a uma manchete.
As duas principais notícias de hoje são:
- "Bloco de Esquerda: A história da criação de um partido";
- "Vitória sólida dá força a Abbas para negociar com Israel";
No primeiro caso admirou-me o jornal não ter tentado valorizar um ângulo menos conhecido, um pormenor que ficou esquecido, um "segredo" que ninguém contou; quantos comprarão o jornal por causa desta manchete?
A propósito, o director do jornal, Luis Osório, anuncia algumas afinações, a partir de hoje, aqui.
Um excerto: "ACapital, nos últimos seis meses, alterou as suas prioridades editoriais, mudou o grafismo, investiu no acompanhamento da política partidária e deu uma nova roupagem à cultura. Numa frase, reposicionou-se num mercado todos os dias mais agressivamente competitivo.
Conseguimos atingir alguns objectivos fundamentais: o nosso jornal passou a ser tema de discussão e a existir nas análises diárias da imprensa, estancámos a queda de vendas que parecia imparável, marcámos muitas vezes a actualidade com as nossas notícias, e provámos aos nossos leitores que somos dignos da sua confiança e, também, que fomos capazes de criar um projecto não totalmente dependente das agências".
As duas principais notícias de hoje são:
- "Bloco de Esquerda: A história da criação de um partido";
- "Vitória sólida dá força a Abbas para negociar com Israel";
No primeiro caso admirou-me o jornal não ter tentado valorizar um ângulo menos conhecido, um pormenor que ficou esquecido, um "segredo" que ninguém contou; quantos comprarão o jornal por causa desta manchete?
A propósito, o director do jornal, Luis Osório, anuncia algumas afinações, a partir de hoje, aqui.
Um excerto: "ACapital, nos últimos seis meses, alterou as suas prioridades editoriais, mudou o grafismo, investiu no acompanhamento da política partidária e deu uma nova roupagem à cultura. Numa frase, reposicionou-se num mercado todos os dias mais agressivamente competitivo.
Conseguimos atingir alguns objectivos fundamentais: o nosso jornal passou a ser tema de discussão e a existir nas análises diárias da imprensa, estancámos a queda de vendas que parecia imparável, marcámos muitas vezes a actualidade com as nossas notícias, e provámos aos nossos leitores que somos dignos da sua confiança e, também, que fomos capazes de criar um projecto não totalmente dependente das agências".
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