Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

terça-feira, janeiro 30, 2007

O plágio e a Lusa

Um jornalista da Lusa, António Martins Neves, queixa-se no Observatório de Imprensa que «De grandes e, essas sim, graves proporções é esse fenómeno banalizado de plágio do serviço da Lusa na imprensa: notícias inteiras (exclusivas) publicadas depois de retirar todas as referências à agência, outras ainda que passam a ser assumidas por outros profissionais cujo único acrescento foi mesmo o seu nome… E, quanto a isto, nunca ninguém fez nada e muito pouco se disse».

Gostava de dizer tr~es coisas:
1) Trabalhos assinados por jornalistas da Lusa não devem ser re-assinados nem retirada a sua autoria;

2) A Lusa não é um órgão de comunicação social, não é lido pelo público. É uma fonte de informação, um serviço pago. Com excepção de trabalhos assinados ou de investigações próprias não precisa de ser citado;

3) A Lusa todos os dias distribui algumas dezenas de notícias com origem em países onde não tem jornalistas. Como é que as faz? Traduzindo, por vezes literalmente, despachos da Reuters ou da France Press. Sem os citar. Eis um exemplo entre muitos possíveis, diariamente (separados por uma hora):

a) «Corée du Nord: Washington et Séoul ont discuté traité de paix.
SEOUL, 30 jan 2007 (AFP) - Les Etats-Unis et la Corée du Sud ont discuté la semaine dernière de la possibilité de signer un traité de paix avec la Corée du Nord, afin de mettre officiellement fin à la guerre de Corée (1950-53), a-t-on indiqué mardi de sources officielles.
Le sujet a été abordé lors de la visite discrète, achevée dimanche, d'une haute responsable du secrétariat d'Etat américain. "Il s'agit d'un échange d'idées. Des opinions ont été échangées sur divers dossiers en cours. La paix dans la péninsule coréenne a été l'un d'eux", a indiqué un responsable du ministère sud-coréen des Affaires étrangères. (...)».

a) «Coreia do Norte: Washington e Seul discutiram tratado de paz.
Seul, 30 Jan (Lusa) - Os Estados Unidos e a Coreia do Sul discutiram na semana passada a possibilidade de assinar um tratado de paz com a Coreia do Norte, para acabar oficialmente com a guerra da Coreia (1950-53), indicaram hoje fontes oficiais.
O assunto foi abordado durante uma visita discreta, que terminou domingo, efectuada por uma alta responsável da secretária de Estado norte-americana. "Tratou-se de uma troca de ideias. Foram trocadas opiniões sobre vários dossiers em curso. A paz na península coreana foi um deles", indicou um responsável do ministério sul-coreano dos Negócios Estrangeiros. (...)»
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.