Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

quarta-feira, novembro 28, 2007

Corrigir é bom, mas chega? (Expresso)

O Expresso on line teve esta tarde duas notícias aparentemente iguais mas com títulos diferentes e à mesma hora: 16h50.
Na primeira, das 16h50, escreve-se que «O ministro da Defesa recusou hoje a transformação da base aérea do Montijo numa base 'low cost', como sugere um estudo hoje divulgado sobre a localização do futuro aeroporto de Lisboa. Severiano Teixeira recordou as afirmações que tinha feito há 15 dias em entrevista ao Expresso. "A base aérea é dispositivo de forças e é fundamental para a Força Aérea e para o país e manter-se-á", disse então.
Severiano Teixeira é o primeiro membro do Governo a assumir posição sobre o estudo realizado pela Universidade Católica, a pedido da Associação Comercial do Porto
»
Na segunda, das 16h50, e que está on line, lê-se que «O ministro da Defesa recusou-se hoje a fazer comentários sobre a transformação da base aérea do Montijo numa base 'low cost', como sugere um estudo hoje divulgado sobre a localização do futuro aeroporto de Lisboa.
O ministro recordou, todavia, as afirmações que tinha feito há 15 dias numa entrevista ao Expresso, quando perguntado sobre a possibilidade de transferência das infra-estruturas situadas em Alcochete. "A base aérea do Montijo é dispositivo de forças e é fundamental para a Força Aérea e para o país e manter-se-á", disse então
».

O que se passou foi que o Expresso corrigiu a sua própria notícia, retirando a informação de que falou com o ministro e obteve dele alguma informação. E fez bem. Já tenho dúvidas - neste e noutros casos parecidos - se não deve ser dada alguma informação extra aos leitores, do género «O Público errou»; é que por muito que se corrija, há quem tenha lido a primeira informação e, no mínimo, fique confuso. Além disso as coisas têm consequências: a Sic Notícias abriu o seu jornal das seis a citar a primeira do Expresso, a das 16h50, portanto.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.