Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

quinta-feira, janeiro 05, 2006

As declarações exclusivas de CSilvino no RCP

Correio da Manhã e 24 Horas dão hoje algum destaque (o 24 Horas na última página) a uma alegada entrevista (diz o 24 H) de Carlos Silvino feita pelo RCP.
Acontece que a tal entrevista se resume a uma frase, citada, aliás, nos dois jornais (que deixam entender que há mais qualquer coisa para além disso), sem qualquer conteúdo ou relevância (Silvino a desejar bom ano a todos os portugueses?!). A frase "também sou gente" mereceria, no limite, 10 segundos, no contexto do próprio noticiário.
A peça do RCP (a quarta notícia do noticiário das 8 da manhã) é, ela própria, exemplificativa: o jornalista relata como tenta conseguir (parece mesmo que está a suplicar) uma declaração de alguém que "está proibido de dar entrevistas".
Tentar a entrevista faz todo o sentido, pôr no ar aquilo que é apresentado como "declarações exclusivas" de Carlos Silvino parece-me um exercício quase sensacionalista. E isso, permite a ousadia, será sempre perigoso, Luís*.

* O RCP deu a informação/antecipação aos dois jornais. E assim fez crescer o caso. Que afinal não tinha essa importância; e que descredibiliza um percurso que o RCP quer certamente fazer.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Pôr na agenda: 8 de Fevereiro

"O norte-americano Al Ries, um dos maiores pensadores do marketing, estará pela primeira vez em Lisboa no dia 8 de Fevereiro, para proferir uma palestra sobre o seu último livro “A Origem das Marcas” e participar na conferência-debate sobre “A Queda da Publicidade e a Ascensão da Comunicação”. Al Ries ficou conhecido mundialmente quando chocou os grandes estrategas do marketing norte-americano com uma série de artigos publicados na Advertising Age sobre o posicionamento das marcas. Mais recentemente, Al Ries escreveu que para se lançar uma marca esta tem de resultar da comunicação e a publicidade só vem depois, servindo apenas para a manutenção da marca. “O caminho para construir uma marca é através da comunicação”, diz Al Ries, realçando que “um anúncio não pode ser um argumento, é apenas um recordatório”. O promotor da vinda de Al Ries a Portugal é a Unimagem, com o apoio da Pedro Celeste & Associados – Estratégias de Marketing, que representa Al Ries no mercado português."
in Meios e Publicidade

PS - O debate chama-se “A Queda da Publicidade e a Ascensão da Comunicação” ou “A Queda da Publicidade e a Ascensão das Relações Públicas”? É que este é o nome do livro lançado o ano passado em Portugal. É o "anátema" das relações públicas?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.