Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

sexta-feira, novembro 04, 2005

Jornalismo fraquinho...

Título: "Caso Jorge Coelho dá jeito ao PS"

Abertura: "Sendo uma não notícia, a busca a casa de Jorge Coelho e a sua divulgação dão muito jeito ao Partido Socialista, que tenta assim mostrar que não é intocável. Amanhã, quando um político do PSD ou do CDS for investigado, o PS poderá sempre lembrar que está em igualdade de circunstâncias. Genial!"

Isto pode ler-se na página 4 do Semanário de hoje. Na verdade trata-se de um artigo de opinião, embora apareça como notícia, não assinada e sem citar uma única fonte.

Não são as vendas que fazem um jornal grande ou pequeno, mas a qualidade do seu jornalismo. E isto é um jornalismo muito fraquinho...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Quem muito dorme também escorrega

No final do jogo que o FC Porto disputou em Itália, esta semana, o treinador holandês fez - li no dia seguinte em vários jornais - uma declaração surpreendente: que um dos golos do Inter aconteceu porque Raul Meireles estava a dormir (a frase só não teve mais impacto porque Co já nos habituou a declarações curiosas...).
Hoje, em conferência de imprensa, o treinador esclareceu que não foi isso que disse: "palavras que foram traduzidas como estando a dormir sobre a linha - «sleeping on the line» - quando o treinador queria dizer que Raul Meireles tinha escorregado sobre a linha - «slipped on the line»."
- o inglês do treinador portista pode não ser o melhor;
- os jornalistas podem ter traduzido mal;
- mas o mais surpreendente é que como - numa estrutura profissionalizada de comunicação como a do FC Porto - a correcção demorou 48 horas. Poderia ter sido resolvida de imediato (através da página na net, por exemplo). Terão estado a dormir? Ou foi apenas um deslize?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.