Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

segunda-feira, outubro 03, 2005

A última página do DN

voltou a ter notícias! Ou seja, voltou a ter que ler. Ou seja, voltou a ter interesse. Obrigado, AJT!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Provedores contra o azul

Os dois provedores em exercício abordam o azul das primeiras páginas nas suas crónicas desta semana.
Ambos se mostram críticos.
Manuel Pinto: «Já havia o "jornalismo amarelo" para designar a exploração sensacionalista das notícias. Há que contrariar esta tendência para o "jornalismo azul", que subordina as mesmas notícias aos interesses dos anunciantes».
José Carlos Abrantes: "as políticas editoriais não podem ser feitas sob o desígnio dos poderes da economia, nem da política, nem das modas, nem dos poderes corporativos de uns e de outros. São os critérios editoriais que definem os jornais, dando-lhes uma identidade apreciada pelos leitores, que escolhem um destes, entre a oferta do mercado".
A grande diferença é que Manuel Pinto fez o trabalho de casa (de provedor) e ouviu - apesar do pouco destaque, ligeiramente menor do que o dado ao comunicado do Sindicato dos Jornalistas - o director do JN. Já o provedor do DN ouviu, na sua crónica, um ex-presidente da Organization of Ombudsmen News...

PS - Há uma ideia de Manuel Pinto com a qual concordo: "Este provedor entende que, mesmo perante processos de uma dimensão quase transcendente, há um recurso de que as Redacções podem deitar mão e que, neste caso, não foi feito: é explicar aos leitores a situação criada, as opções ponderadas e os porquês e condicionantes da solução final" (sublinhado meu).
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Sábado, a Focus e a Visão

Não é muito habitual falar aqui de audiências, tiragens e vendas. Mas os últimos números da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens mostram, entre outras coisas, que o público português é exigente e sabe escolher em função da qualidade.
Estou a referir-me aos 50 mil exemplares vendidos pela Sábado (mais 30 mil do que no ano passado) por oposição aos 16 mil da Focus (que antes estava nos 24 mil).

A Focus é uma revista feita sem investimento, com muita juventude, textinhos curtos, rara investigação. É uma revista esforçada e bem intencionada, mas isso - como se vê - é muito pouco (a queda nas vendas é um mau sinal, porque pode indiciar mais desinvestimento).
Já a Sábado aposta em jornalistas com maturidade, em trabalhos com profundidade, muito atentos à actualidade e em que se nota um investimento.
A Sábado ainda está a meio caminho da Visão, ao nível das vendas, mas na qualidade do produto já fez muito do caminho (a Visão, com 100 mil revistas, tem uma redacção de enorme qualidade, aposta muito na investigação e consegue fazer a diferença, beneficiando, ainda, de ser já uma instituição).

Acho que é mais provável a Sábado continuar a aproximar-se da Visão do que a Focus recuperar face à Sábado.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Coisas que continuam a fascinar

Do Independente de sexta-feira:
"Recebia como adjunta do presidente da Câmara de Proença-a-Nova, mas trabalhava como directora da Estalagem das Amoras. Foi exonerada hoje. Outros funcionários...".

"Foi exonerada hoje?"
Como é que um jornal que sai de manhã e foi feito no dia anterior (pelo menos...) pode dizer que "foi exonerada hoje"?

Da leitura da notícia, ainda se acrescenta que "O presidente da Câmara exonerou hoje Ana..."

É fascinante, sem dúvida. E só lendo até ao fim se percebe que o despacho do autarca tinha a data de sexta-feira.
Mas não seria mais correcto "é exonerada hoje" ou "é exonerada a partir de hoje"?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.