Não é muito habitual falar aqui de audiências, tiragens e vendas. Mas os últimos números da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens mostram, entre outras coisas, que
o público português é exigente e sabe escolher em função da qualidade.
Estou a referir-me aos 50 mil exemplares vendidos pela Sábado (mais 30 mil do que no ano passado) por oposição aos 16 mil da Focus (que antes estava nos 24 mil).
A Focus é uma revista feita sem investimento, com muita juventude, textinhos curtos, rara investigação. É uma revista esforçada e bem intencionada, mas isso - como se vê - é muito pouco (a queda nas vendas é um mau sinal, porque pode indiciar mais desinvestimento).
Já a Sábado aposta em jornalistas com maturidade, em trabalhos com profundidade, muito atentos à actualidade e em que se nota um investimento.A Sábado ainda está a meio caminho da Visão, ao nível das vendas, mas na qualidade do produto já fez muito do caminho (a Visão, com 100 mil revistas, tem uma redacção de enorme qualidade, aposta muito na investigação e consegue fazer a diferença, beneficiando, ainda, de ser já uma instituição).
Acho que é mais provável a Sábado continuar a aproximar-se da Visão do que a Focus recuperar face à Sábado.