Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

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segunda-feira, agosto 22, 2005

Aposta e ganha (1)

Leio no DN de sábado:
"Mesmo antes de arrancar o campeonato de futebol, a betandwin.com aproveitou a conferência de imprensa sobre o patrocínio para promover o seu negócio junto dos jornalistas. O dossier de imprensa com a informação sobre o acordo com a Liga de Futebol continha também um 'voucher' no valor de 50 euros. O cartão distribuído pelos jornalistas convidava-os a apostar, fornecendo um código de acesso ao site e as instruções de como jogar nas diferentes opções disponíveis online."
Algumas considerações:
- é uma técnica de relações públicas usada frequentemente (envolver os jornalistas com o produto, deixá-los mexer e - se possível - até ganhar...);
- do ponto de vista do meu trabalho jornalístico faz sentido que eu saiba o que é e como funciona a "betandwin.com". Só assim posso explicar aos ouvintes/leitores/telespectadores; e para isso tenho de experimentar;
- mas com o dinheiro da própria "betandwin.com"? Se, por sorte, ganhar nas apostas conseguirei manter a mesma isenção?
Uma nota final, em suspenso, porque o assunto é ingrato: sei que, como jornalista, estou frequentemente a ser envolvido em estratégias de comunicação das entidades que me contactam; também sei que não são os 50 euros que me retiram independência; mas sinto que não devo aceitar a oferta se tenho uma expectativa editorial de me relacionar com a "betandwin.com".
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Aposta e ganha (2)

Não foi há muito tempo que o presidente da Liga ameaçou os jornalistas (e os seus órgãos de comunicação social?) se estes não dissessem "Superliga Galp Energia". O patrocínio foi-se (e a Galp só conseguiu que isso acontecesse com contratos paralelos de publicidade, nomeadamente nos jornais) e chegou a "betandwin.com".
É certo que esta polémica sobre a legalidade do patrocínio é a melhor publicidade que a empresa (austríaca?) podia conseguir. Imaginando que o patrocínio é suspenso e que acabam por não pagar nada à Liga, já conseguiram um forte impacto publicitário na opinião pública portuguesa (televisões, rádios e jornais falar da "betandwin.com". Vale bem o milhão de euros por um ano inteiro.
Mas, polémica à parte, conseguirá a empresa de apostas que os jornalistas digam/escrevam "Liga betandwin.com"? Acho duvidoso. E acho que eles também sabem disso.
Por um lado, há uma rejeição inata dos jornalistas a questões publicitárias, por outro - e é o meu ponto de vista - custa-me ser marioneta. Agora chama-se isto, amanhã aquilo? Tenho de chamar aquilo que alguém quer se chame?
Sei que as equipas de ciclismo mudam de nome todos os anos e as de basquetebol também. E que os nomes devem ser respeitados. Mas há aqui qualquer coisa que...

PS - como será com o novo nome do estádio do Benfica?
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