Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

sexta-feira, junho 03, 2005

Sinergias de grupo

Porventura será uma tendência irreversível do jornalismo contemporâneo (pós-moderno?) e eu é que sou um velho do restelo, mas continua a custar-me ver a adulteração dos critérios jornalísticos em nome das sinergias de grupo.
No Record de hoje há duas "notícias" sobre duas publicações do grupo: "Mais uma grande «Sábado» na banca" e "«flash!» faz dois anos" (e fala-se na edição que assinala o segundo aniversário).
Gostaria de enfatizar que estas duas referências não aparecem como publicidade, o que seria perfeitamente legítimo, mas como "notícias": ao lado da que fala na «Sábado», diz-se "Venda de carros aumenta em Maio" e na da «flash!», "Ricardo Gomes nega contactos [com o] Marítimo".
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Em chinês é português!

O Parlamento discute hoje cinco propostas, de todos os partidos ali representados, para uma nova lei da música na rádio portuguesa.
O DN volta ao assunto com um trabalho interessante e uma análise comparativa dos projectos - que são muito parecidos uns com os outros. Excepto num ponto: à excepção do CDS, PS, PSD, PCP e BE, apenas o CDS não inclui na definição de música portuguesa a que for criada por "cidadãos com residência permanente em Portugal".
Ou seja, foi esta a forma encontrada pelos políticos para suportar a música cantada em inglês feita por músicos portugueses - definitivamente, passa a ser música portuguesa (já era na Antena 3, por exemplo). Mas como a lei tem de ser geral e abstracta, a formulação dá para todos os músicos, de qualquer origem, que tiverem residência permanente em Portugal (nem sequer é requerida a nacionalidade portuguesa). Por outras palavras, o próximo disco do Guangdong trio, gravado em Queluz, também é música portuguesa!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.