Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

quinta-feira, outubro 11, 2007

José Rodrigues dos Santos, José Manuel Fernandes (e eu)

Depois dos dois comentários de José Manuel Fernandes sobre o caso, apetece-me fazer um ponto da situação:

- O director do Público critica-me por não eu não me informar antes de escrever. Já expliquei que o comunicado do Público aparece mais de 48 horas depois do meu texto. JMF gostaria que ficasse à espera, mas ele sabe que isso não é uma proposta razoável (sobretudo na blogosfera);
- Li um texto do Correio da Manhã e comentei-o; JMF diz que se trata de uma notícia falsa. Só comentamos notícias depois de comprovar que são verdadeiras?
- Finalmente, diz, «Se [eu] continuar a achar que tudo tem a ver com 2004, então não deve viver no mesmo mundo e ter o mesmo sentido jornalístico que eu e todos os que no PÚBLICO escreveram, reescreveram e editaram aquele trabalho». Sobre isso não acho nem deixo de achar. Eu li várias declarações de José Rodrigues dos Santos e só encontrei preocupação do pivô em dizer que era relacionado com 2004. JRS está a mentir? Tem medo?
O que eu acho é outra coisa: eu como jornalista não entro em campanhas (só se não me aperceber). E aqui há qualquer coisa parecida com uma campanha. Quando eu souber que há intromissão política do governo na comunicação social estarei na primeira linha a denunciá-lo. Mas sem cortinas de fumo.

PS - O Público não falhou por ter dado destaque à entrevista de JRS; falhou por ter escrito «passa (recados do poder político)» em vez de «passou»; é o que diz JRS.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

E se a RTP não quiser dar esclarecimentos ao CD?

«O Conselho Deontológico (CD) do Sindicato dos Jornalistas pediu esclarecimentos à RTP com vista a fundamentar o parecer a elaborar sobre o caso que opõe o operador público de rádio e televisão ao jornalista José Rodrigues dos Santos»

Provavelmente a RTP dará as explicações, mas porque quer; basta-lhe não querer reconhecer legitimidade ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas.

E enquanto dependermos de boas vontades...

PS - A propósito, Joaquim Vieira (com quem tenho estado em desacordo): «Poderão, neste quadro, os jornalistas contrapor à CCP uma nova instância própria de auto-regulação? É uma questão importante, a merecer desenvolvimento adequado»
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.