Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

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quinta-feira, maio 19, 2005

Os critérios de notícia e a poção mágica

Os critérios de notícia são o segredo da aldeia jornalística, como a poção mágica que fez viver os gauleses.
Sem critérios de notícia (news values) não haveria jornalismo, tal como o conhecemos, como sem poção mágica os gauleses já teriam sido derrotados há muito. Mas, muitas vezes perante a incredulidade dos outros (mais novos ou o público), só alguns é que possuem a fórmula secreta de os misturar.


Os critérios de notícia são o argumento final que os jornalistas esgrimem quando não há mais nada a dizer. Os critérios de notícia são - além disso - a essência do jornalismo.
(discuti-los - da forma mais desapaixonada possível - tem sido um dos objectivos centrais deste espaço)

A propósito de quê?
Se o Sporting tivesse ganho isso seria notícia de abertura nos noticiários da rádio desta manhã. E a derrota?*

* Nos jornais é diferente: há, de véspera, espaços reservados, temas paginados, primeiras páginas programadas, equipas destacadas para um produto final que, esta manhã, seria teria o mesmo impacto qualquer que fosse o resultado.
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(jc) Diferenças

A derrota no Sporting nos noticiários das oito da manhã de hoje:
TSF: 1ª notícia, durante seis minutos;
A1: 1ª notícia do desenvolvimento, durante três minutos;
RR: última notícia do alinhamento, durante 30 segundos;
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