Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

domingo, fevereiro 13, 2005

Um Expresso de erros!

As manchetes dos dois cadernos do Expresso desta semana já foram, de alguma forma, desmentidas. A da Economia ("CAdilhe desmente Santana") formalmente; a do "corpo principal" por Santana Lopes.
Dir-se-á que desmentir é um acto normal por parte dos políticos visados. Mas as coisas não são tão simples. E, tal como aconteceu com o Público e Cavaco, o Expresso sai mal do caso com Cadilhe. Estavam à espera que ele ficasse calado? Porque também ficou no caso da notícia da Visão? Quem é que disse que a credibilidade é o valor mais importante do jornalismo (e portanto de um jornal?).
No caso da "Armadilha a Cavaco" há outras coisas a dizer: trata-se de mais uma notícia construída apenas com fontes anónimas e sem um único facto concreto e relatável. Mas somando uma série de coincidências mais ou menos razoaveis. É muito mau quando um jornal como o Expresso publica, como manchete, uma notícia que, tecnicamente, não o é! Só porque não havia outra forma de a contar?
Então não se contava!

(leituras complementares: aqui e aqui)
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Sensacionalismo barato!

"Carmona vai voltar a candidatar-se" (na primeira página do Expresso)
"Carmona Rodrigues quer recandidatar-se*" (no lead da mesma notícia)

Há uma diferença grande entre o imperativo vai e o incerto quer, não? Jpmeneses quer uns dias de férias, mas os vai ter!

* estou enganado ou Carmona Rodrigues não se pode voltar a recandidatar porque nunca foi candidato (apenas candidato a vereador)? O cabeça dessa lista não se chamava Pedro Santana Lopes?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

As coisas que eu sei

... eu e qulquer outro jornalista, e que não posso transmitir!
Daqui a não muito tempo saber-se-á, provavelmente, que era verdade que Cavaco Silva apostava numa maioria absoluta do PS. E que Miguel Cadilhe não aceitaria ir para um governo com Santana, Paulo Portas (e José Luís Arnaut?). Mas daí até se poder fazer uma notícia com essas informações vai a distância entre a responsabilidade jornalística e uma "boca", entre o rigor dos factos e a liberdade dos comentários.
Numa altura em que se percebe que uma das principais lacunas do nosso jornalismo contemporâneo é uma atitude (pós-moderna?) de fundir estilos e eliminar fronteiras, estabelecidas num tempo, talvez, clássico, e em que se percebe também uma vontade cada vez maior de tabloidizar o jornalismo (aligeirar, contornar), o caso do Público com Cavaco e as duas notícias do Expresso são exemplos pessimamente eloquentes!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.