Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

segunda-feira, abril 24, 2006

Quando a informação se confunde (mesmo) com a publicidade

Muito interessante - pela temática e pela abordagem - o artigo de José Carlos Abrantes na página do Provedor dos Leitores do Dn de hoje.
Um leitor considera este artigo como publicidade, o editor explica que «a interpretação do leitor, apesar de compreensível, não é correcta. É compreensível porque este tipo de secções (tal como a Boa Vida, de que também sou responsável) procura dar indicações claras ao leitor sobre lugares concretos como restaurantes, hotéis, lojas, etc. Ou recomenda vinhos, alimentos, passeios. Com telefones, moradas, preços e tudo o que ajudar o leitor a, no caso de o desejar, seguir a sugestão. Por isso, está numa zona de 'fronteira' deontológica, onde vale sobretudo a credibilidade de quem escreve e do próprio jornal» e José Carlos Abrantes conclui que, com a leitura do artigo, «Os leitores entram numa narrativa que deixa a ideia de que, se há paraíso, deve ser semelhante ao espaço a que se refere a notícia. "Extensos jardins de Inverno", "cascatas", "lagos", "floresta", "reserva ecológica" e até "viveiros de aves exóticas", dão ao local uma imagem idílica. Mas é para que bolsas? O atendimento é melhor que noutros locais do mesmo tipo? Os acessos são fáceis? Que públicos vão sentir-se bem neste espaço? Disso nada sabemos».

PS - vale a pena ler o texto em causa como exemplo de um artigo que, numa zona de risco, caiu realmente para o outro lado. Uma nota de imprensa da própria quinta não seria, certamente, tão elogiosa. Não ficava nada mal a Duarte Calvão, perante um caso tão gritante, ter feito o mea culpa...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

José Manuel Fernandes não respondeu

ao artigo de Nicolau Santos.
Esperei pela resposta do director do Público, porque daria uma interessante discussão jornalística, mas JMF, pelos vistos, mandou para canto.
É pena.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Um postal muito reaccionário

Uma nova revista portuguesa, sobre vinhos, que se chama Blue Wine? E que se junta a outras do mesmo grupo, entre as quais a(s portuguesas) Blue Travel, a Blue Cooking ou a Blue Living?

Evidentemente que se percebe a tentativa de impor um conceito ("Blue") de uma editora que se chama Blue Media e há no DN de ontem um artigo que até fala em internacionalizar as revistas. Mas custa-me a aceitar que uma revista portuguesa, neste caso sobre vinhos, se chame "Blue Wine". Escrita em português...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.