Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

quarta-feira, março 08, 2006

Oh Pedro, é mesmo assim?

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Agora que Sampaio se despede (notas pessoais)

... da Presidência, gostaria de deixar algumas notas pessoais sobre o relacionamento do ainda Presidente com a comunicação social:
- Algumas das piores experiências c omo jornalista estão relacionadas com Jorge Sampaio enquanto Presidente: fui agredido por um dos seus assessores de imprensa, por insistir em fazer uma pergunta que me tinham avisado que o Presidente não responderia (em Macau) e outro assessor ameaçou-me que chamaria a segurança se eu insistisse em fazer uma pergunta que me tinham avisado que o Presidente não responderia* (durante uma visita a Guimarães).
- Nos dois casos relatados não ponho em causa apenas o trabalho da assessoria de imprensa, mas o próprio Presidente (que na primeira situação tinha obrigação de se ter apercebido);
- Por causa do meu envolvimento com Macau, tive oportunidade de entrevistar diversas vezes Jorge Sampaio. Até que em 1999, durante a visita do presidente chinês, fiz uma notícia na TSF que foi vivamente contestada por Belém. Nunca mais houve disponibilidade para qualquer informação...
- Entendo o ar de permanente enfado do Presidente relativamente à comunicação social (e a sua permanente indisponibilidade para esclarecer questões pontuais) como uma falta de consideração e uma forma de intimidação de quem precisa de fazer o seu trabalho;

Em resumo, e sem considerações de carácter pessoal ou político, os 10 anos de Jorge Sampaio não me deixam saudades (e acreditem que, apesar de estar no Porto, tive a oportunidade de acompanhar profissionalmente a sua carreira política, desde que se candidatou a secretário-geral do PS, passando pela campanha eleitoral que levou a Belém e em algumas deslocações ao estrangeiro e pelo país real português).

* O direito de fazer perguntas não pode ser alienado pelos jornalistas. Da mesma forma que respeito (ainda que não concorde) com o direito dos protagonistas a não responderem...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

(ACT) Nasceu o Rádio Clube!

... por falar em Sampaio, o ex-Rádio Clube Português está, neste momento, a fazer um especial de duas horas (10-12) sobre os 10 anos de Jorge Sampaio na Presidência da República. É um primeiro sinal de que as coisas estão a mudar?

E digo ex-Rádio Clube POrtuguês porque nos últimos dias tenho reparado que a rádio se chama, agora, Rádio Clube. O «Português» e o "RCP" desapareceram". Apenas marketing?

ACT a 10/3: «"Não queremos ser uma rádio informativa, mas sim mais generalista, onde a informação tem obviamente um papel importante", resume ao DN Luís Osório»
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.