Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

segunda-feira, abril 17, 2006

Patriotismo e jornalismo

Nicolau Santos elogia, no Expresso do último sábado, «o posicionamento da imprensa e dos jornalistas espanhóis quando está em causa aquilo que é considerado o interesse nacional: um apoio sem reservas externamente, o que não invalida que tudo se discuta internamente», para criticar o artigo do Público sobre os direitos humanos em Angola durante a visita de Sócrates.

Não sei se a situação descrita no Público é ou não notícia (Nicolau diz que não, que está muito melhor do que antes, e José Manuel Fernandes não respondeu), mas discordo que o interesse nacional se possa sobrepor à possibilidade de escrever de acordo com critérios editoriais.

Por outras palavras, recuso que o patriotismo se sobreponha ao jornalismo. Se mesmo em casos de guerra ou desastres graves, esse patriotismo só serve para difundir a posição oficial e esconder outras realidades, num caso discordo que se diga que o artigo «é contrário ao interesse nacional».

(PS - por coincidência, o Clube de Jornalistas que vai para o ar esta semana é sobre jornalismo e patriotismo, a partir da adesão à selecção nacional, em véspera do Mundial de Futebol)
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Não acreditar em tudo o que nos dizem

É um dos temas recorrentes deste blogue e uma das maiores falhas técnicas do jornalismo português: a reprodução acrítica de tudo o que nos dizem!

Uma excepção no Público de sábado (pág. 22):
«Médicos chineses dizem ter feito um transplante parcial de cara»

(a notícia diz que a operação tem de ser verificada por peritos independentes e que o hospital não revelou mais pormenores sobre a história; só por isso é que aquele dizem aparece no título)
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Weblogue?

A propósito das mudanças do Jornalismo e Comunicação - que obviamente se saúdam, estando reunidas as condições para que se transforme no veículo por excelência da metamedia em Portugal - gostaria de deixar duas notas:

- porquê weblogue e não blogue, que é uma palavra portuguesa; weblogue é uma coisa híbrida; nem é blogue nem weblog!
- o Jornalismo e Comunicação mudou a cara mas mantém-se no blogger. Que não permite alinhar por categorias (o wordpress ou o blosome, por exemplo, permitem); enquanto não existirem, será muito mais difícil sistematizar os textos que lá colocarem;
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.