Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Uns são mais suspeitos do que outros?

Apenas o JN não mostra hoje a cara do alegado abusador de Viseu.
Público, Correio da Manhã e 24 Horas mostram tudo. O DN encobre a foto principal (a de ontem no tribunal, usada por todos os jornais, em diversas versões), mas depois mostra o pai da (corr *) FT numa imagem mais antiga.

Os jornais - e não vi as televisões - costumam preservar a imagem de detidos (pelo menos alguns), no pressuposto de que todos são inocentes até prova em contrário. Afinal, utilizar palavras como "alegado" ou "presumível" parece-me proporcional à preservação da imagem desses mesmos alegados ou presumíveis...

Ou será que nem todos os suspeitos são presumíveis? Uns já estão condenados? Com que critérios? Quem o decide? Parece-me perigoso.

(Duas notas:
- Entendo que, como jornalista, a minha opinião pessoal sobre o caso, igual à da esmagadora maioria dos portugueses, deve ser anulada em função das regras deontológicas; mesmo que pareça demasiado insensível;
- Por falar em suspeitos protegidos pela comunicação social: o co-piloto português detido na Venezuela foi absolvido. Ainda bem.

* Neste texto, escrito ontem, identifiquei a bebé. Isso motivou um comentário violento de uma leitora. Expliquei-lhe, na resposta, que este blogue, embora escrito por um jornalista, não faz jornalismo nem, por isso, se sujeita a regras técnicas ou deontológicas do jornalismo (contraditório, factos e opinião, equidade de tratamento ou muitos outros cuidados). Lamento que a confusão persista, mas como não quero distrair-me do que é mais importante, substituí a identificação pelas iniciais.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Um título (demasiado?) opinativo?

"Soares tentou diminuir Alegre, mas não conseguiu"
(no Público de hoje)
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

E de O Comércio do Porto?

Basta consultar a página criada na ressaca do fecho do jornal para perceber que, mais do que entusiasmo, a esperança deu lugar à resignação.

Até consta que o título vai regressar, mas tanto tempo passou...

O que é que aconteceu, entretanto, aos jornalistas de O Comércio do Porto (e de A Capital, claro)?

Pelo que sei poucos estão no jornalismo. O que não quer dizer que para muitos o jornalismo seja uma porta fechada. A vida tem de continuar, de uma forma ou de outra, mas por que não aproveitar as brutais potencialidades da internet para manter a porta aberta?

O caso da Susana merece por isso ser elogiado e incentivado!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.