Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

quinta-feira, abril 06, 2006

Uma falta de respeito pelos ouvintes!

A Antena 3 está a promover um passatempo em que pede para - amanhã - os ouvintes irem ao estúdio mostrarem a sua ligação ao Sporting (e ganharem bilhetes para o jogo de sábado). Ao estúdio de Lisboa.

Há uns anos havia muito este hábito de fazer passatempos, «obrigando» os ouvintes a irem ao estúdio. Numa rádio local aceita-se, se o aquilo que tiverem de fazer não for visual (mostrar camisolas ou cachecóis é televisivo e não radiofónico, mas cantar ou responder a perguntas é som).

Já numa rádio nacional isso não faz sentido nenhum - diminui todos os outros ouvintes que gostariam de participar e não podem. Numa rádio nacional de serviço público isso é ainda mais premente.

Julgo não estar enganado quando digo que mais de metade dos ouvintes da Antena 3 vivem fora de Lisboa - que sentido faz «desprezar» mais de metade dos ouvintes, promovendo um passatempo para apenas alguns? É que enquanto o telefone (ou mesmo o email) democratiza e generaliza o acesso, a presença no estúdio é um capricho de quem programa, uma falta de respeito por todos aqueles que sentem que gostariam de participar mas não podem por que não vivem perto do estúdio dessa rádio (nacional, de serviço público!).
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Dizer mal de quem nos paga?

Já suscitei algumas vezes a questão da necessidade de transparência nas deslocações pagas (que só o Público segue com algum rigor em Portugal; O Diário Económico, por exemplo, parece ter regredido). Este texto vem dar alguma razão:

«O eurodeputado Hans-Peter Martin insurgiu-se ontem contra o facto de o Parlamento Europeu (PE) subsidiar alguns jornalistas para fazerem a cobertura das sessões em Estrasburgo. A denúncia do austríaco divide os profissionais portugueses: uns defendem as ajudas financeiras e outros consideram-nas uma condicionante à liberdade de Imprensa (...) Jaime Duch, porta-voz do PE, revelou ao jornal britânico ‘Herald Tribune’ que são cerca de 60 os jornalistas a beneficiar dos apoios, entre eles, provavelmente, portugueses, mas neste caso as opiniões também se dividem, havendo, apenas, consenso num aspecto: não verem os seus nomes citados»
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.