"O logro das audiências dos telediários"
Pedro d'Anunciação, no seu "zapping" deste sábado no Expresso, aborda um dos temas mais fascinantes da televisão portuguesa: o valor das audiências dos telejornais das 20 (ele prefere chamar-lhes telediários).
Muito resumidamente: ou as audiências da Marktest "são uma enorme treta" ou estão correctas mas não significam grande coisa. O colunista vai por aí: a televisão está ligada, os três noticiários estão no ar (não há, portanto, alternativa), trata-se de uma hora em que a maioria já está em casa, a jantar, mas aqueles milhões não estão propriamente a ver televisão. Caso contrário, teríamos um "povo informadíssimo", diz Pedro d'Anunciação.
Mais um argumento, meu: se as audiências dos três telejornais fossem efectivamente assim tão elevadas (se houvesse uma real apetência pela informação televisiva), os três canais não deveriam apostar mais em informação? Se é uma mina que vale dois dígitos e significativo "share" significativo, SIC e TVI deveriam ter mais programas de informação (reportagens, entrevistas, etc.). Tem a RTP, mesmo em horário nobre, mas muito abaixo dos teljornais...
Muito resumidamente: ou as audiências da Marktest "são uma enorme treta" ou estão correctas mas não significam grande coisa. O colunista vai por aí: a televisão está ligada, os três noticiários estão no ar (não há, portanto, alternativa), trata-se de uma hora em que a maioria já está em casa, a jantar, mas aqueles milhões não estão propriamente a ver televisão. Caso contrário, teríamos um "povo informadíssimo", diz Pedro d'Anunciação.
Mais um argumento, meu: se as audiências dos três telejornais fossem efectivamente assim tão elevadas (se houvesse uma real apetência pela informação televisiva), os três canais não deveriam apostar mais em informação? Se é uma mina que vale dois dígitos e significativo "share" significativo, SIC e TVI deveriam ter mais programas de informação (reportagens, entrevistas, etc.). Tem a RTP, mesmo em horário nobre, mas muito abaixo dos teljornais...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.