Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

quinta-feira, dezembro 30, 2004

Antes que o novo ano apague a memória... (2)

Quero destacar aquela que podia ter sido uma excelente prenda de Natal (já passou...) e que é, neste final do ano, um dos melhores trabalhos que li em 2004: o DNA de sexta-feira, 24 de Dezembro, dedicado ao tema da "espera", "uma condição intrinsecamente portuguesa", como lhe chama Pedro Rolo Duarte.
Textos magníficos de Sónia Morais Santos e fotos excelentes de Augusto Brázio.
São 46 páginas, para ler, guardar e lembrar!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Antes que o novo ano apague a memória... (3)

"Há informações que fazem mais mal do que bem e que põem em perigo os interesses comerciais do nosso país"
Serge Dassault, proprietário,entre muitos outros títulos, do "Le Figaro" ou do "L´Express" (e proprietário, também, de empresas de aeronáutica e de armamento).
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

A metamorfose de A Capital (16)

(hoje não é sobre primeiras páginas, embora a da edição de hoje - Ajuda humanitária: Anjos da guarda em tempos de cólera. Na pior das tragédias, na mais horrível das guerras, ainda existem, felizmente, muitos anjos da guarda. Numa altura em que o mundo se depara com uma das suas maiores catástrofes da história recente, o maremoto do Sudeste Asiático, A Capital mostra dez retratos de homens e mulheres que fazem da Humanidade o seu ramo de trabalho. São estes os verdadeiros super-heróis de um mundo que, enquanto outros insistem em destruir, eles fazem questão de salvar - seja mais um exemplo de jornalismo verdadeiramente alternativo; de mais?)

Dados revelados ontem pela Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens e Circulação mostram que A Capital caiu 36,3 nas vendas entre Janeiro e Setembro deste ano, por oposição aos primeiros nove meses de 2003 (a perda mais acentuada entre todos os jornais!).
Sabendo-se que a metamorfose liderada por Luís Osório começou precisamente a meio de Setembro, é muita a curiosidade para saber o que vão dizer os próximos números de vendas, relativos ao último trimestre de 2004.

PS - A generalidade dos jornais notícia os valores da APCT; A Capital não...



Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

A importância da rádio

Para quem trabalha - e acredita na rádio - é importante ler coisas como esta (sobretudo porque a rádio continua a ter pouca visibilidade em Portugal): "Segundo o estudo "Radio Today – How America listens to Radio – 2005 Edition", da Arbitron, a Rádio continua a ser um dos meios de comunicação de preferência dos norte-americanos.
A rádio nos Estados Unidos da América atinge 94% da população com 12 ou mais anos, registando um número total de estações de 13838. Segundo os dados da Arbitron, os norte-americanos gastam, em média, 20 horas por semana na audição da sua estação preferida
".
E para quem trabalha no jornalismo radiofónico, estes dados são ainda mais estimulantes: "o formato que reúne maior número de estações é o formato informativo (2179 estações), segundo o estudo da Arbitron. Seguido pelo formato de musica Country (2066 estações) e pelo formato religioso (2014 estações)".



Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.