Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

terça-feira, outubro 09, 2007

Quando o jornalista perde o controlo e o Público sai mal na foto

Os laboratórios Medinfar - que patrocinam a piloto Elisabete Jacinto - convidaram o Público para ir a Marrocos ver uns treinos. O Público foi e a jornalista Catarina Gomes aproveitou para fazer um texto muito interessante na última Pública. Até aqui nada de anormal: a Medinfar fez o seu papel, a Catarina também e no final do texto até se pode ler que «A jornalista viajou a convite da Medinfar».
O problema é que, como não foi repórter fotográfico, e a Pública não dispensa fotos, aparecem três fotos não sobre as pessoas com quem a jornalista fala, mas apenas do camião e da piloto (de boné, em pose). Em todas, os patrocínios estão bem evidenciados.
Não há qualquer informação sobre a origem das fotos - nem o equívoco «direitos reservados» - mas fica a ideia de que foram dadas pela Medinfar. Do ponto de vista do laboratório nada a dizer, já do lado do jornal ficam muitas dúvidas.
Jornalismo e relações públicas não são incompatíveis, desde que o jornalismo não perca o controlo do que é publicado. Não parece ter sido o caso, aqui. O Público sai mal na foto...
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.