Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

sexta-feira, abril 28, 2006

Por estas e por outras é que a rádio perde ouvintes

Ontem ouvi na TSF uma música que me entuasiasmou (os GNR numa versão do tema «Quero que vá tudo pró inferno», de Roberto e Erasmo Carlos).
Como conheço toda a obra dos GNR e não reconheci a música, tentei saber do que se tratava (novo disco? versão perdida?). Infelizmente, nenhuma informação foi dada e a música passou quase despercebida.
Hoje de manhã na Antena 1 a mesma coisa: a música passou mas fiquei sem saber mais. Que são os GNR percebe-se perfeitamente; que é uma versão do velhinho tema dos irmãos Carlos também. Mas essas eram as duas informações dispensáveis...

Mal pude tentei saber mais pelo google. E foi na página da RFM que encontrei (discretamente) a resposta: trata-se de um tema a incluir no novo disco, um best of dos GNR que assinala os 25 anos de carreira.

E, assim, a rádio voltou a desiludir-me: uma rádio que pensa pouco nos ouvintes, que é uma espécie de giradiscos automático, uma rádio que apenas diz o óbvio e já não gosta de surpreender, uma rádio em que - parece - quem nela trabalha perdeu o gosto (o gozo) de comunicar!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Jornalismo e patriotismo: uma questão fracturante!

Lembram-se deste texto?
A Sonda Central de Informação (um barómetro que consulta mensalmente jornalistas portugueses sobre diversas questões) perguntou este mês se:
- "«Patriotismo» e «Jornalismo» são conceitos conciliáveis?" (sim 55%, não 45%);
- "As questões de «interesse nacional» devem sobrepor-se aos critérios editoriais?" (Sim, mas apenas em casos excepcionais - 42%; Não - 51%);
- Se «no caso da cobertura da Selecção Nacional de Futebol, os media nacionais ultrapassam a fronteira do «Jornalismo» rumo ao «Patriotismo»?"(Sim, cada vez mais - 38%; Sim - 53%; Não - 7%).
Sobre esta última resposta, ela é suficientemente elucidativa; sobre as duas primeiras, resta concluir que a profissão está dividida.

(declaração de interesses: também opino nessa Sonda...)
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.