Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

segunda-feira, julho 17, 2006

O Record, Scolari e nós (I)

Scolari fica e o Record enganou os seus leitores. Em nome da credibilidade do jornalismo português gostaria que o Record tivesse tido razão. Mas o jornal enganou-se e enganou os seus leitores. Eu sinto-me enganado. Mais: estou convencido de que aquela notícia teve um efeito manipulador: consciente ou inconscientemente serviu o interesse de Scolari (servia o de mais alguém?), mas não serviu o interesse do Record nem o dos seus leitores
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

O Record, Scolari e nós (II)

Choca-me um erro tão «esperado» (várias pessoas me disseram que estava a ser ‘burro’, tomando a defesa do jornal neste caso, quando já se percebia que seria ao contrário) mas choca-me também o desrespeito do jornal perante os seus leitores – o que fez o Record no sábado? Escolheu o canto superior direito e anunciou «Scolari mais dois anos» e José Carlos Freitas (JCF) escreveu uma pequena nota chamada «A verdade» a dizer que naquele momento em que a escreveu a notícia era verdadeira (e que ainda bem que se enganou). Nada mais. Nem um pedido de desculpas, nem uma abordagem por parte da Direcção, nada. A explicação de JCF não me satisfaz.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

O Record, Scolari e nós (III)

A explicação de JCF não me satisfaz nem acho que, ao contrário do que diz, a notícia, naquele dia, fosse verdadeira. Porque:
- antes e nos dias seguintes vários jornais (a começar por O Jogo) deram a notícia ao contrário. A culpa foi minha que acreditei no Record, mas a notícia naquele dia já não era verdadeira (analisando as declarações de Madaíl percebe-se melhor);
- a notícia não estava escrita em função de um dia, mas de vários dias, antes e depois (e era muito definitiva);
- três dias depois, JCF escrevia que «as possibilidades de o treinador se manter são cada vez mais remotas»; repito, três dias depois, quando já se percebera que só o Record tinha essa informação e que todos os outros jornais garantiam o contrário. Estavam errados?
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.