Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

ACT Três notas sobre a noite eleitoral televisiva

1) Qual é o sentido de se perguntar a Marcelo Rebelo de Sousa o que é que vai acontecer 30 segundos antes das oito da noite, quando está tudo pronto para mostrar a previsão (e toda a gente na RTP a aconhece)? Claro que MRS acertou em cheio: o sim vai ganhar claramente. É bruxo?

2) SIC e SIC Notícias estiveram em simultâneo. Mas por que é que a emissão não continuou na SIC Notícias quando houve intervalo na SIC? A SIC Notícias esteve a encher com auto-promoções... Seria uma forma de atrair espectadores para a SIC Notícias, que desta forma passaram para a TVI;

3) Miguel Sousa Tavares tem um estatuto especial no comentário jornalístico, mas não pode desancar aqueles com quem não concorda, como aconteceu quando Edite Estrela falou. Pena que Edite Estrela não lhe tenha explicado que a tolerância com as opiniões contrárias é uma regra de coexistência democrática;

PS - globalmente concordo com a análise hoje feita por Eduardo Cintra Torres: três emissões demasiado iguais, sem chama, repetindo modelos clássicos: uma sondagem, vários pivôs, comentadores fixos e comentadores alinhados, reportagem nas sedes e directos dos principais momentos. Não temos direito a uma ideia diferente? A TVI ganhou porque foi foi aquela que fez tudo isto em menos tempo (a última a começar e a primeira a acabar).

ACT a 14/2/07 Como se pode ver por este gráfico da Marktest, as grandes variações na audiência não acontecem em função dos conteúdos (nem podem acontecer, porque estes são relativamente iguais), mas quando há intervalos. A TVI não fez intervalos (e teve o seu maior pico quando SIC e RTP fizeram o primeiro, ao mesmo tempo). A RTP nunca mais recuperou depois do primeiro intervalo.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.