Defender a auto-regulação e recusar os provedores?

(Não há ninguém que não defenda a auto-regulação; mas quando se trata de dar o primeiro passo...)

Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com


Peço o favor de actualizarem as vossas bookmarks e eventuais links. e de continuarem a ler e a comentar na nova morada.

segunda-feira, agosto 08, 2005

O Expresso sai vencedor

Agora que a notícia do alegado envolvimento de empresas e empresários portugueses no "mensalão" está em toda a comunicação social, é justo dizer que:
1) a generalidade da comunicação social portuguesa teve medo de mexer no assunto, sobretudo os diários económicos (temendo represálias publicitárias?) e deixando o Expresso dar a notícia que mais nenhum queria...
2) o Expresso sai vencedor desta polémica. Até pode ser que nada do que tem sido dito, a partir do Brasil, venha a ser confirmado, mas que havia inegável interesse jornalístico não tenho dúvidas. O Expresso não deixou cair a informação, mesmo quando pressionado para o fazer, e a notícia está agora em todo o lado.

Esta valeu por aquelas semanas todas a carregar o saco plástico!
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.

Ser correspondente, hoje

Luis Costa Ribas, ex-correspondente da SIC e da TSF nos EUA, diz hoje isto ao JN: "Hoje em dia é muito mais difícil ser correspondente. Antigamente tínhamos que fazer o noticiário do país. Mas agora há muitas outras cadeias de televisão a dar notícias do país onde estamos como correspondente. Sem contar com as agências. O noticiário chega pela CNN, SkyNews, Reuters ou pela CBS. Só a televisão da Reuters distribui para mais de 500 televisões em todo o mundo. Em qualquer lado há estas agências, todas com serviço de imagem, que produzem diariamente toneladas de vídeos e "directos", muito mais barato do aquilo que nós podemos fazer. Não consigo fazer uma reportagem para a SIC nos Estados Unidos sem gastar pelo menos 200 contos. E estamos a falar de uma coisa de nada. Quando cheguei aos Estados Unidos a realidade era outra. Não havia nada e era preciso fazer a notícia de raíz, a não ser que se quisesse ficar pelo "telex" básico".

A frase merece um comentário: LCR tem razão em dois pontos: 1) antes, para obter as imagens institucionais, tinha de ir aos locais (hoje as agências internacionais fazem-no); 2) fazem-no muito mais barato.
Mas - digo eu que nunca trabalhei como correspondente - nunca foi, ao mesmo tempo, tão estimulante ser correspondente. Sobretudo nos EUA. Os correspondentes do Público naquele país(só para manter o paralelismo) provam-no - longe da agenda institucional, ficam soltos para produzir outras peças, investigar outras matérias, criar outras estórias. "Hoje em dia é muito mais difícil ser correspondente"? Acho que nunca foi tão aliciante ser correspondente. Por exemplo nos EUA.
Blogouve-se mudou para um endereço próprio: http://blogouve-se.com. Comente na nova morada.